3 dicas para usar a escova interdental para aparelho corretamente

 In Aparelhos Ortodonticos, Dia-a-dia, Interdentais, Público em geral

Você conhece ou até mesmo já faz uso de uma escova interdental. Agora, saiba nesse post 3 dicas para usá-la da forma mais correta.

É sempre imprescindível cuidar da saúde bucal com atenção e dedicação, mas isso torna-se ainda mais importante durante o tratamento com aparelho ortodôntico. Afinal, para que os dentes fiquem como queremos, precisamos cuidar bem deles — mas, por outro lado, o aparelho pode dificultar os processos de escovação e  de uso do fio dental.

Uma grande aliada de quem usa o aparelho ortodôntico é a escova interdental, que permite que você alcance até mesmo aqueles cantinhos que se tornam mais complicados de acessar graças à presença dos braquetes, fios e demais componentes que formam o aparelho.

A escova interdental para aparelho é vendida em dois modelos: cônica e cilíndrica. Em relação à escova comum, a interdental possui cerdas estrategicamente posicionadas para alcançar os espaços remotos entre um dente e outro e entre o dente e o aparelho.

E então, está esperando o quê? Continue a leitura, descubra agora mesmo como usar corretamente a escova interdental e otimize o seu tratamento com aparelho dentário!

1. Saiba quando usar a escova interdental

Antes de mais nada, você precisa saber quando vai usar a escova interdental. É claro que não vai fazer mal utilizá-la antes de comer, mas o recomendado é que a escovação seja feita após a refeição.

O objetivo principal da escova interdental é justamente eliminar todos os restos de comida que ficam presos nos dentes e que, para quem usa aparelho ortodôntico, podem ser bastante difíceis ou até mesmo impossíveis de tirar.

Você pode utilizar sua escova interdental no mesmo ritmo que você usa sua escova comum ou, então, ficar mais atento ao longo do dia e carregar a interdental com você para a eventualidade de qualquer situação em que ela seja necessária.

2. Escolha o tipo de escova mais adequado

A escova interdental é tão eficiente que não é apenas quem tem aparelho ortodôntico que pode encontrar benefícios nela. Ela é dividida em dois tipos, de acordo com sua cerda: cônica ou cilíndrica. Mas qual é a diferença entre cada uma delas?

Escova interdental cônica

A escova cônica possui cerdas ideais para limpar os pequenos espaços entre os aparelhos ortodônticos fixos e a parte frontal do dente, onde restos de comida tendem a ficar presos.

Escova interdental cilíndrica

Mais versátil, a escova cilíndrica entra mais facilmente pelos locais remotos, especialmente no pequeno espaço entre um dente e outro. Você pode utilizar a cilíndrica em qualquer parte da dentição em que suas cerdas entrarem, sem restrições.

3. Saiba escovar os dentes corretamente

Como já mencionamos, é interessante seguir a rotina normal de escovação regular, mas fique atento: pelo menos uma vez ao dia, é fundamental você utilizar a cônica e/ou a cilíndrica. Entretanto, é claro, a escova interdental exige cuidados especiais.

Então, como escovar os dentes corretamente com ela?

Primeiramente, você deve posicioná-la na entrada de um espaço interdental. Ao limpar os dentes superiores, incline a escova para cima. Hora de higienizar os dentes inferiores? Então, é só inclinar a escova para baixo.

Em seguida, faça movimentos para que a escova deslize de maneira suave e perpendicular em relação aos dentes. Pense no movimento que fazemos quando queremos dizer “de fora para dentro”. Não precisa fazer força, combinado?

E então, gostou de entender melhor como funciona e como você pode utilizar a escova interdental para aparelho? Pronto para redobrar seus cuidados com a saúde bucal? Então, aproveite para compartilhar este post nas suas redes sociais e espalhar nossas dicas entre seus amigos e colegas!

Recent Posts

Leave a Comment