fbpx

3 dicas práticas para limpar o aparelho móvel com facilidade

 In Dia-a-dia, Público em geral

No post de hoje, conheça 3 dicas práticas para que você possa limpar o aparelho móvel de forma fácil e correta.

O tratamento ortodôntico é um procedimento que exige muitos cuidados por parte do paciente. Caso contrário, os resultados podem não ficar à altura da sua expectativa — e seus dentes correm até mesmo o risco de serem danificados, se você não cuidar da higiene.

A higiene dental, que sempre é algo fundamental, torna-se ainda mais imprescindível enquanto você estiver de aparelho. Agora, sua rotina nesse sentido não vai mais incluir apenas seus dentes, língua e gengivas, mas também seu aparelho móvel!

Ele deve ser limpo de maneira eficiente para que você não seja prejudicado e não atrapalhe o tratamento. Mas como fazer isso? Acompanhe!

1. Capriche na escovação

Ao longo do tratamento ortodôntico, será necessário dar uma atenção ainda maior para a escovação. A lógica é simples: quanto mais limpos e bem cuidados estiverem seus dentes, mais limpo e bem cuidado estará seu aparelho móvel.

Não se esqueça: é fundamental retirar o aparelho móvel antes de comer qualquer coisa. Caso contrário, a comida ficará presa também no aparelho, deixando a limpeza dele ainda mais complicada. Entretanto, não deixe de escovar os dentes antes de colocar o aparelho de volta — senão, de pouco adianta removê-lo para se alimentar.

2. Escolha produtos dentais de qualidade

Para limpar o aparelho móvel, você deve usar uma escova com cerdas macias, podendo, inclusive, ser as mesmas usadas na escovação normal dos dentes. Se você preferir, pode optar por uma escova mais dura para o aparelho.

É interessante fazer também o bochecho com antisséptico depois que você escovar os dentes e colocar o aparelho móvel novamente na boca. Isso fortalecerá a limpeza dele.

Há, ainda, produtos de limpeza específicos para próteses dentárias, que podem ser usadas no seu aparelho ortodôntico móvel. Eles são misturados com água, e você pode deixar o aparelho de molho em um copo com essa mistura por alguns minutos.

Seja quais forem suas opções, o importante é procurar sempre por produtos de qualidade e de marcas reconhecidas por profissionais. Peça indicações para seu dentista!

3. Elimine completamente os restos de alimentos

Mau hálito e infecções na gengiva são apenas alguns dos problemas que você pode ter caso seu aparelho não seja devidamente limpo.

Mesmo que você nunca utilize-o durante as refeições ou antes de escovar os dentes, há sempre o risco de que algum alimento fique preso no aparelho móvel. Além disso, caso ele não seja limpo pelo menos uma vez por dia, poderá acumular tártaro e bactérias.

Recomendamos, além das dicas que demos até aqui, que você desinfete seu aparelho ortodôntico móvel regularmente. Isso eliminará aquelas sujeirinhas que você não vê, garantindo que qualquer resto de alimento vai sair.

O processo é bastante simples e pode ser feito com um detergente antibacteriano misturado com água. Mergulhe seu aparelho móvel na mistura, esfregando-o com uma escova de dentes (exclusiva para isso) e verificando se qualquer detrito permanece.

Finalize deixando o aparelho móvel de molho em uma solução de álcool isopropil ou em qualquer enxaguante bucal que contenha álcool.

Aqui, não é preciso usar água para misturar — tenha apenas o cuidado de não deixar o aparelho de molho por mais do que 20 minutos de cada vez. Para concluir, lave-o bem em água corrente e, então, ele estará pronto para o uso.

Viu só? Limpar o aparelho móvel é bastante simples, exigindo principalmente que você não deixe de seguir as recomendações do post de hoje e também do seu profissional. Para continuar por dentro das melhores dicas para sua saúde bucal, curta nossa página no Facebook e acompanhe todo o nosso conteúdo!

Recent Posts

Leave a Comment