3 problemas mais comuns de quem usa aparelho ortodôntico

 In Aparelhos Ortodonticos, Público em geral

Qualquer pessoa que tenha tido de corrigir dentes desalinhados, dificuldades para mastigação ou respiração com um aparelho ortodôntico conhece o velho dilema das jujubas: milhares de pedacinhos da bala de goma grudam pelos braquetes e fios, e é preciso boas horas para fazer uma limpeza completa na boca. Para cumprir o objetivo de deixar o seu sorriso ainda mais bonito, é preciso ter preparo e paciência para os problemas diários trazidos por um aparelho ortodôntico. Para ajudá-lo com esta missão, reunimos alguns dos problemas mais recorrentes e maneiras de lidar com eles. Confira:

É preciso evitar alguns tipos de alimentos

Por mais fortes que sejam os braquetes, eles podem não resistir a movimentos bruscos, causados por mordidas em alimentos muito duros. Já os alimentos muito pegajosos podem grudar em toda a estrutura do aparelho, e é preciso muito tempo e paciência para retirá-los. Frutas secas, como avelã e nozes, devem ser trituradas antes. Rapadura e pé-de-moleque deixam os braquetes repletos de resíduos, e é bom evitá-los. A maçã, a pera e o milho, por exemplo, por exigirem maior esforço para morder, podem descolar braquetes ou romper o fio que os liga.

Para contornar a dificuldade de comer frutas fibrosas, tais como a manga, recomenda-se cortá-la em pedacinhos. O mesmo para doces duros, que aos poucos derretem na boca, como a rapadura. Já para as jujubas, caramelos, balas e chicletes, o melhor conselho é evitá-los se você não deseja passar boas horas limpando.

O aparelho ortodôntico e o fio dental

Usar o fio dental com aparelho ortodôntico não é missão impossível, embora exija paciência. Essa etapa da limpeza é fundamental para que os alimentos não fiquem presos nos braquetes, nos fios e arcos do aparelho. Afinal, tudo isto pode virar acúmulo de sujeira e acarretar na aparição de cáries.

Para limpar bem entre os braquetes, é preciso ter uma escova de dente específica e usar o fio dental. Ele deve ser encerado, para que não desfie ao entrar em contato com o aparelho. Um passador de fio facilitará o procedimento, e funciona como uma espécie de uma agulha de costura. Para isso, você precisa primeiro passar o fio dental por baixo do arco e depois passá-lo entre os dentes. O fio deve ser um pouco mais comprido, para facilitar a passagem.

Se você tem crianças que usam aparelho ortodôntico em casa, é preciso ensiná-las desde cedo a limpar o aparelho com fio dental. No início, elas precisarão de ajuda, e você pode entretê-las com músicas e desenhos animados enquanto passa o fio dental entre os dentes delas.

Sorriso metálico

O aparelho ortodôntico prateado pode causar um efeito estético bastante incômodo para alguns — quem nunca ouviu a piada sobre “beijar uma latinha de refrigerante” ou “cuidado com os raios”?  Além disso, mesmo os aparelhos ortodônticos de ferro mais simples não são bem aceitos em algumas profissões. Comissários de bordo, vendedores e recepcionistas em estabelecimentos de luxo, executivos e outros que lidem diretamente com o público são mal vistos pelo uso de braquetes de ferro. Por isso, diversas empresas desenvolveram modelos mais discretos, como o aparelho transparente e o lingual.

Por ficar atrás dos dentes, o aparelho lingual exige uma limpeza mais árdua se comparado ao tradicional. Além disso, ele pode atrapalhar a fala e machucar a língua durante os primeiros meses. O aparelho fixo transparente é o mais indicado como alternativa aos braquetes de ferro. Mas atenção: para mantê-los transparentes, é preciso evitar o cigarro e alimentos com pigmentos fortes, tais como o café, a beterraba e o vinho. Para outras dúvidas, consulte um profissional de confiança.

Os aparelhos ortodônticos são recursos importantes na correção de dentes desalinhados, melhorando a respiração e a qualidade de vida do usuário. Ainda que exijam cuidados extras com limpeza e alimentação, seus benefícios são bem maiores se comparados aos contratempos que podem causar. Em caso de incômodo e dúvidas, entre em contato com o seu dentista de confiança. Se você já usa o aparelho ortodôntico, é preciso entender a importância da manutenção mensal. Leia as nossas dicas aqui!

interdentais_e-mail

Recent Posts

Leave a Comment