4 coisas que você precisa saber antes de colocar um aparelho fixo

 In Aparelhos Ortodonticos, Público em geral

Um dos tratamentos ortodônticos mais comuns e populares no mundo é o uso de aparelho fixo, por se tratar de um procedimento simples, de fácil manutenção e que garante bons resultados estéticos. O aparelho fixo é muito recomendado para as pessoas que precisam corrigir o alinhamento dos dentes ou para aqueles que tenham problemas com a articulação dentária, sendo indicado para diversas situações, dependendo do tipo de mordida e da idade da pessoa.

O que nem todos sabem é que, para alcançar os resultados esperados, é preciso muita dedicação e cuidado do paciente com o tratamento, que exige higiene, mudança de hábitos e muita paciência. Por isso, elaboramos esse texto com 4 coisas que você precisa saber antes de colocar aparelho fixo. Vamos conferir?

Como é o aparelho fixo?

A função do aparelho ortodôntico fixo, resumidamente, é movimentar os dentes para a posição correta, garantindo um alinhamento mais adequado entre eles. Essa movimentação é resultante da pressão feita pelos componentes do aparelho que, basicamente, são:

  • Braquetes: peças metálicas coladas em cada um dos dentes e que servirá de base para o fio metálico.
  • Fio metálico: é um tipo de fio que passa pelos braquetes e que tem a função de dar o alinhamento pretendido ao arco dentário.
  • Bandas metálicas: são as peças que dão sustentação ao aparelho, servindo como ancoragem do sistema.

Dessa forma, o tratamento consiste em pressionar o arco dentário, de forma progressiva, até que ele alcance o alinhamento pretendido. Geralmente, o tratamento demora 2 anos para ser concluído, variando de acordo com o caso.

Quais exames são necessários para colocar aparelho fixo?

A primeira coisa a ser feita, caso você tenha interesse em iniciar um tratamento com aparelho fixo, é consultar um ortodontista para que ele possa melhor direcionar o tratamento de acordo com suas necessidades. Normalmente, ele pedirá alguns exames, como raio-x e fotografias da face, para poder analisar com mais precisão a condição geral dos arcos dentários. Além disso, antes de iniciar o tratamento ortodôntico, será necessário verificar a presença de cáries ou de periodontites, pois essas condições dificultam e, muitas vezes, impedem esse tratamento.

Cuidados com a higiene

Após a colocação do aparelho fixo, a limpeza dos dentes se torna mais difícil e muito trabalhosa, sendo necessário redobrar a atenção com a higienização bucal, a fim de evitar o surgimento de cáries e problemas com a gengiva. Assim, será necessário utilizar escova de dentes especial, ultramacia, que contenha um canalito central capaz de atingir os braquetes e limpá-los. Além disso, você precisará de uma escova interdental, para a limpeza entre os arcos, e de passa fio, para facilitar o uso de fio dental.

Cuidados com a alimentação

Além dos cuidados com a higiene, é importante que o paciente também cuide da alimentação, pois alguns alimentos podem dificultar a higienização e outros podem danificar o aparelho fixo. Assim, evite alimentos grudentos e açucarados, como gomas de mascar e balas, pois os resíduos desses alimentos podem se alojar entre os componentes do aparelho e favorecerem o desenvolvimento de bactérias. Alimentos duros e fibrosos também devem ser evitados, devido à possibilidade de causarem danos ao aparelho e quebrar seus componentes, algo muito comum entre as pessoas que utilizam aparelho fixo. Assim, opte por alimentos macios ou bem cortados.

Por fim, vale a pena ressaltar que os primeiros meses do tratamento exigem muita paciência, pois o processo pode ser doloroso e de difícil adaptação, causando alguns desconfortos ao comer e até mesmo para falar. No entanto, esse é um dos procedimentos ortodônticos mais eficientes e que trazem grandes benefícios ao final do tratamento.

Tem mais dúvidas sobre colocar aparelho fixo? Deixe seu comentário aqui e compartilhe suas experiências com a gente.

Recent Posts
Showing 62 comments
  • léia
    Responder

    Qual o valor para colocar o aparelho.

    • TePe
      Responder

      Oi, Léia. O valor é algo relativo que varia de consultório para consultório. Busque fazer uma pesquisa antes para escolher o que melhor lhe agrade.

  • ADILTON
    Responder

    oi, vou implante dentario no dente da frente so que meus dentes sao um pouco afastados e tortos sera que antes posso usar o aparelho ortodontico mesmo sem um dente

    • TePe
      Responder

      Oi, Adilton. Mesmo sem algum dente é recomendado o uso de aparelho ortodôntico caso haja a necessidade. O funcionamento continua sendo o mesmo, alinhar os dentes para o lugar onde eles deveriam estar. Consulte um dentista para poder ser indicado o melhor tratamento para o seu caso.

  • Gaby
    Responder

    Oii,vou colocar aparelho por causa dos dois dentes de baixo. Irei colocar aparelho em cima e em baixo? Por que?

    • TePe
      Responder

      Olá, Gaby. Cada profissional tem seu método de trabalho e varia de acordo com cada paciente. Busque esta informação com seu dentista para que você tenha uma resposta mais específica no seu caso.

  • Davi
    Responder

    Oi coloquei aparelho a uma semana e possível trocar o aparelho agora E por um aparelho estetico trasparente? Se sim qual são os custos e se prejudica o tratamento

    • TePe
      Responder

      Olá, Davi. A função do aparelho ortodôntico, resumidamente, é movimentar os dentes para que eles fiquem alinhados. O recomendado é buscar esta informação com um ortodontista para que seja recomendado o procedimento correto para a sua situação.

  • Alison Christy
    Responder

    Coloquei o aparelho a alguns dias e a fui cobrado pela manutenção do aparelho no momento da instalação .isso está correto?
    Não deve ser cobrado somente a partir do mês seguinte (meu retorno)

    • TePe
      Responder

      Olá, Alison. Cada profissional tem seu método de trabalho. O recomendado é buscar esta informação diretamente com o dentista que lhe atendeu para uma melhor explicação.

    • Giovana Nascimento
      Responder

      Na minha opinião deveria ser cobrado apartir do próximo mês, a minha dentista disse que o primeiro mês é um período de adaptação, se vc se sentir confortável continua o tratamento, no meu caso estou em processo de colocação, essas foram as recomendações dela. Espero ter te ajudado em algo

  • Islene
    Responder

    Olá
    Gostaria de tirar uma dúvida tive q extrair meu primeiro pre molar esquerdo e segondo molar esquerdo..o dentista vai optar por juntar estes dentes ou manter as falhas colocar prótese após tratamento com aparelho ?

    • TePe
      Responder

      Olá, Islene. Devido o seu caso ser específico havendo a necessidade de uma análise mais precisa, o recomendado é buscar esta informação diretamente com o dentista que lhe atendeu, para que assim seja recomendado o procedimento correto para sua situação.

  • Honorato de oliveira filho
    Responder

    bom dia meu dentista colocou o meu aparelho sem fazer a limpeza nos dentes e correto

    • TePe
      Responder

      Olá, Honorato. Cada profissional tem seu método de trabalho. O seu caso é específico e deve ser analisado com todo o cuidado. Caso esteja com dúvidas quanto a informação dada pelo primeiro profissional, vale buscar a opinião de um segundo.

  • mileide
    Responder

    olá boa tarde. O dentista tem o direito de segurar nossa documentação? ou seja vou mudar de estado e ele não quer me fornecer pra eu fazer meu tratamento lá. isso é certo?

    • TePe
      Responder

      Olá, Mileide. Cada profissional tem seu método de trabalho. O seu caso é específico e deve ser analisado com todo o cuidado. Caso esteja com dúvidas quanto a informação dada pelo primeiro profissional, vale buscar a opinião de um segundo.

  • dentista en sevilla
    Responder

    Sin duda en el articulo he encontrado unos buenos consejos. Gracias

  • kaliane
    Responder

    Doi colocar o aparelho? ? Posso usar cores repetidas? ?

    • TePe
      Responder

      Olá, Kaliane. A dor varia de pessoa para pessoa. No geral, colocar aparelho não dói. Hoje, há uma variedade quanto a personalização do aparelho ortodôntico. Vale buscar essa informação com o seu dentista para que possa ser feito o procedimento adequado para a sua situação.

  • Maria de Fátima
    Responder

    Olá gostaria de saber se tiver cáries no dentes pode colocar aparelho

    • TePe
      Responder

      Olá, Maria de Fátima. Em alguns casos, a presença de cáries ou de periodontites dificultam o tratamento. Somente um dentista poderá analisar a sua situação e recomendar o melhor procedimento a ser feito.

  • Myrian reis
    Responder

    Será que na hora que for por aparelho podemos escolher qual cor?

    • TePe
      Responder

      Olá, Myrian. Sim! Você pode junto ao dentista escolher a cor que mais lhe agradar.

  • antonio
    Responder

    Boa noite, pode surgir algum problema com meus dentes após usar aparelho por dois meses, e depois eu desistir do tratamento e retirar o mesmo ?

    • TePe
      Responder

      Olá, Antonio. Tudo bem? Não terá problemas, porém não terá resultados. O recomendado é que se vá ao dentista para que ele possa analisar o seu caso e recomendar o melhor procedimento a ser feito.

  • Celia Pereira da Silva
    Responder

    Aparelho fico corrige falta de dois dentes um no lado direito e outro no esquerdo inferior?

    • TePe
      Responder

      Olá, Celia. Tudo bem? O aparelho serve para corrigir o alinhamento entre os dentes. No seu caso, é necessário fazer uma avaliação junto ao dentista para que ele possa analisar melhor o seu caso e fazer o procedimento correto.

  • Ana
    Responder

    Uso aparelho a cerca de 3 meses, em cima a dentista ja vai no 3 fio e nada de anel ou tubo, o q me incomoda é um dente q esta cada vez mais torto pro lado … ele esta ficando mais baixo q os outros e indo pro lado empurrando o dente ao lado pra tras, o q pode estar acontecendo?

    • TePe
      Responder

      Olá, Ana. O seu caso é específico. Recomendamos que explique o seu caso a um dentista para que ele(a) possa melhor lhe explicar.

  • Matheus
    Responder

    Oi preciso usar aparelho, tenho 2 dentes sisos em baixo queria saber se é necessario tirar eles antes de colocar o aparelho?

    • TePe
      Responder

      Olá Matheus. Recomendamos que primeiro você vá ao dentista. Somente ele(a) poderá analisar melhor o seu caso e lhe informar melhor a respeito.

  • Ashlley
    Responder

    Oii, eu tenho 13 anos e eu tenho uma dúvida, eu tenho 5 dentes tortos e eu queria saber se eu preciso colocar aparelho? E uma amiga minha falou que eu tinha que colocar por causa dos meus dentes e pra arrumar o sorriso e desde então estou com isso na cabeça ( ela usa aparelho ) Agradeço desde já

    • TePe
      Responder

      Olá Ashlley. O uso de aparelhos é justamente para corrigir os dentes para que eles fiquem alinhados. Recomendamos que vá ao dentista e faça uma avaliação para que ele possa analisar melhor o seu caso.

  • Mary
    Responder

    Eu queria saber, si se coloca o aparelho na hora. Ou se for pra tirar algumas cáries demora muito para colocar o aparelho?

    • TePe
      Responder

      Olá Mary. Vai depender do seu caso. Somente um dentista poderá avaliar melhor.

  • Joel francelino
    Responder

    No tratamento com aparelhos fixos quando vai doer?

    • TePe
      Responder

      Olá Joel Francelino. Isso varia de pessoa para pessoa. Ao usar aparelho dentário é necessário uma consulta periódica ao dentista para que ele possa fazer os ajustes necessários.

  • maria helena ferreira
    Responder

    tenho que colocar aparelho porfavor tire minha duvida tenho duas válvulas mecânicas no coração so que essas válvulas são metálicas tem como ter terferencias entre as válvulas com o aparelho porfavor me ajude os meus dentes estam precisando muito

    • TePe
      Responder

      Olá Maria Helena. O seu caso é específico e precisa de uma informação precisa. Recomendamos que busque essa informação com um cardiologista e um dentista.

  • naty
    Responder

    Queria saber quanto custa o raio-x

    • TePe
      Responder

      Olá Naty. O preço varia de consultório para consultório. Busque fazer o procedimento com o consultório que mais lhe agradar.

  • Jéssica
    Responder

    Olá Gostaria de saber se depois desse processo dos exames quanto tempo leva para colocar o aparelho??

    • TePe
      Responder

      Olá Jéssica. Após feito os exames, o seu dentista irá analisar o seu caso e informar se haverá a necessidade de outros procedimentos cirúrgicos antes de colocar o aparelho.

  • Luayne Camargo
    Responder

    Vou colocar aparelho semana que vem e estou em duvida se poderei escolher se prefiro por em cima ou em baixo primeiro e se vou ter extrair os cis no começo do tratamento

    • TePe
      Responder

      Vai depender do estado dos seus dentes. Ao ir ao dentista, ele vai analisar melhor o seu caso.

    • TePe
      Responder

      Vai depender do estado dos seus dentes. Indo ao dentista, ele vai analisar melhor o seu caso.

  • Patrícia Lima
    Responder

    Olá, sou a Patricia, eu quero colocar aparelho nos dentes, e as minhas gengiva é tipo como se tivesse escavada, isso seria motivo de não usar?

    • TePe
      Responder

      É necessário que você vá ao dentista primeiro para que ele possa analisar a sua gengiva e também os seus dentes.

  • Marcelo
    Responder

    ola!! quero colocar aparelho, mas apenas alguns dentes inferiores meus são tortos!!tem como colocar o aparelho apenas nas arcadas dentaria inferiores ou não!!

    • TePe
      Responder

      Olá Marcelo. Existe essa possibilidade sim. Vale buscar primeiro essa informação com um dentista, para que ele possa analisar melhor o seu caso.

  • Ling
    Responder

    Oii tenho 17 anos , e ainda tenho um dente de leite,, no caso se for necessário eu usar aparelho,, o dentista vai tirar esse meu dente de leite antes ou depois que eu colocar o aparelho

    • TePe
      Responder

      Olá Ling. O seu dentista irá analisar melhor o seu caso e verá com você se há a necessidade ou não da extração.

  • regina
    Responder

    Olá minha filha tem 13 anos levei ela no dentista ele falou que ela tem que usar aparelho ai fez a limpeza do dente e no outro dia que ia colocar o aparelho .mas e correto colocar o aparelho sem um rax ele falou que ia colocar a parte de cima e a parte de baixo com um rax mesmo assim agora to com medo de colocar pq a moca mim falou que teria de fazer exame ante de colocar

  • alyne
    Responder

    Oi Boa noite”queria saber se posso colocar aparelho só depois de todo tratamento?

    • TePe
      Responder

      Olá Alyne. Vai depender do estado dos seus dentes. Recomendamos que vá ao dentista para que ele possa melhor analisar.

      • Sara
        Responder

        Posso colocar aparelho depois de extrai o segundo é o terceiro molar da parte superior?

        • TePe

          Olá, Sara. Este procedimento poderá ser melhor analisado por um ortodontista. Ao analisar a sua arcada dentária ele(a) irá recomendar o procedimento correto para o seu caso especificamente.

  • Ricardo Gomes
    Responder

    Muito interessante.

  • Responder

    Tenho 58 anos, gostaria muito de colocar o aparelho , já fiz o tratamento dentário e o meu dentista falou que posso optar por esse tratamento para corrigir os meus dentes que são desalinhados desde criança. Gostaria de mais uma opinião: com a minha idade avançada ainda tenho essa chance de corrigir os meus dentes com aparelho?

    • TePe
      Responder

      Oi Rô, quem melhor pode te dar esta resposta é um dentista especialista em aparelho, o ortodontista. Mas acreditamos ser possível, desde que sua gengiva esteja saudável. Converse com um ortodontista e depois nos conte ! Boa sorte 🙂

Leave a Comment