4 dicas de atendimento na odontologia para bebês

 In Para seus filhos

Conheça nossas melhores dicas para receber e tratar dos pacientes na odontologia para bebês!

Ir ao dentista costuma ser um acontecimento cercado de nervosismo e ansiedade para quase todo mundo, como você já sabe muito bem. E quando seus pacientes são pequenos, então?

Quem trabalha com odontologia para bebês não pode deixar de investir em táticas especiais de atendimento para garantir o conforto deles e a tranquilidade de seus responsáveis. Afinal, seus pacientes estão aptos a chorar e a sentir medo dos procedimentos que devem ser realizados.

Mas, então, como garantir um excelente atendimento para eles?

1. Tenha um ambiente adequado para crianças

Seus pacientes podem ser muito pequenos para entender a influência da decoração e das cores nas nossas emoções, mas acredite: eles vão se sentir muito mais confortáveis em um espaço adequado para crianças. Enquanto isso, os adultos vão adorar perceber que você teve o cuidado de criar um ambiente pensado nos pequenos.

As cores claras típicas dos consultórios odontológicos perdem aquela “cara de hospital” ao receber quadros e pôsteres coloridos com temáticas infantis, e brinquedos podem decorar as estantes e prateleiras — e, é claro, acalmar os bebês que se mostrarem nervosos ou inquietos ou que estiverem aguardando sua vez.

Livros e folhetos educativos para o público infantil também vão bem. Mesmo que seu consultório não atenda apenas crianças, vale a pena ter um cantinho especial reservado para elas. Músicas calmas em volume baixo também ajudam a acalmá-las — que tal investir nas versões “para bebês” de músicas clássicas?

2. Faça brincadeiras com o paciente

Um dos fatores mais importantes na odontologia para bebês é a ética. Você precisa saber lidar com eles para, assim, garantir um resultado excelente para os procedimentos realizados. Portanto, não hesite em fazer brincadeiras com o paciente. Se você arrancar algumas risadas do bebê, vai conquistar a confiança dele — e dos responsáveis!

E que tal contar uma história para o pequeno enquanto realiza o procedimento? Além de ser uma demonstração de atenção e cuidado, isso também vai deixá-lo à vontade e distraído com a narrativa, ou seja, não sentirá medo, ansiedade e não vai chorar.

3. Conte com produtos adequados para a odontologia para bebês

Para o trabalho de qualquer profissional da odontologia, a qualidade dos produtos e aparelhos utilizados é uma parte fundamental da qualidade do serviço oferecido ao cliente, independentemente da idade dele. No caso dos bebês, isso se torna ainda mais importante, já que qualquer pai ou responsável quer oferecer o melhor para seu pequeno.

Contar com a parceria de um fornecedor de qualidade vai ajudar você a alcançar esse objetivo. Escolha uma empresa fornecedora que entenda e divida com você o desejo de garantir os produtos mais adequados e eficientes para os bebês — assim, você certifica-se de trabalhar ao lado de quem divide a mesma preocupação no atendimento a esse público.

4. Seja atencioso com os bebês e com os responsáveis

Muitas vezes, os adultos vão estar mais apavorados por seus pequenos do que os próprios pacientes. Portanto, converse com eles para saber o histórico odontológico do bebê (se houver) e explique a eles tudo o que será feito durante a consulta.

Mostrar quais instrumentos serão usados também ajuda a tranquilizá-los, pois a visão de certos aparelhos pode assustá-los se eles não souberem para o que eles servem.

É importante elogiar o bom comportamento da criança durante o procedimento — isso vai deixá-la mais calma e colaborativa —, mas tenha cuidado para não fazer parecer que a consulta é um grande sacrifício. Por isso, não ofereça recompensas, como doces ou adesivos, pelo bom comportamento do pequeno.

E então, gostou de conhecer nossas dicas de atendimento para a odontologia para bebês? Quais são as maiores dificuldades que você tem ao tratar desse público? Tem outras estratégias e sugestões para compartilhar com a gente? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

Recent Posts

Leave a Comment