4 dicas para convencer seus filhos a escovarem os dentes

 In Profissionais da saúde, Público em geral

Escovar os dentes não é uma das coisas preferidas da maioria das crianças. Mas é fundamental que elas tenham uma boa higiene bucal para evitar cáries e o desenvolvimento de doenças, além de levarem esse hábito para a vida toda.

Se você não consegue convencer os pequenos a escovarem os dentes sem brigar com eles, veja essas 4 dicas que o ajudarão a facilitar esse processo.

1 – Torne o ambiente legal para eles

É importante deixar tudo ao alcance da criança, para que ela mesma manuseie a escova, a pasta, o fio dental e possa usar a água e alcançar a pia. Deixe o ambiente sem risco para o filho, mas de maneira que ela faça tudo sem a sua ajuda constante e ganhe autonomia com o tempo.

Além disso, compre itens de higiene bucal que estimulem o imaginário ou aproximem o pequeno de algo que ele gosta, como seu personagem de desenho favorito. Isso tornará a escovação um processo agradável para a criança, quase como uma brincadeira, em vez de ser uma obrigação na qual ela deve fazer algo chato apenas porque alguém a mandou fazer isso.

2 – Explique os motivos da escovação

Qualquer coisa feita através de ordens, sem nenhuma explicação que justifique essa tarefa, se torna muito chata, ainda mais para a criança. A chance de ela rejeitar fazer isso, ou fazer malfeito por ter sido obrigada, é muito maior.

Portanto, explique para seu filho por que ele deve escovar os dentes. Não é bom assustá-lo, pois ele poderá até desenvolver algum trauma dependendo da forma com que receber a explicação ou imagens que ver relacionadas à higiene bucal. O ideal é falar de maneira lúdica e aproximar a escovação de algo agradável, sem relação com dor ou outra coisa assustadora para ele.

3 – O exemplo é fundamental

Não adianta pedir para a criança fazer algo que nem você mesmo faz. O exemplo é uma boa ferramenta para estimular seu pequeno a escovar os dentes. Se ele ver você fazendo isso da maneira correta, sempre após as refeições, ao acordar e antes de dormir, de maneira prazerosa e feliz, perceberá que pode fazer isso também e que não há nenhum problema; pelo contrário, é uma coisa legal que todo mundo faz.

4 – Faça do dentista um parceiro

Muitas crianças podem ter medo do dentista. O ambiente pode não ajudar muito, com aqueles instrumentos metálicos, a roupa branca e o local um tanto quanto sério, mas o profissional não precisa ser visto como um monstro assustador que arrancará os dentes do pequeno com uma máquina barulhenta.

Há dentistas especializados em atender crianças. O odontopediatra possui o jeito para lidar com elas e pode ensiná-las a escovar os dentes com o uso de uma linguagem simples, fantoches ou outros elementos que se aproximem do universo infantil. Os pais também devem evitar comentários sobre o dentista que possam deixar os filhos com medo de ir ao profissional. Ele não deve ser um “carrasco”, mas sim aquele que cuida para que o sorriso da criança esteja sempre bonito e saudável.

Como anda o sorriso dos seus filhos? Há mais alguma tática que você utiliza para convencê-los a escovar os dentes? Deixe seu comentário!

Recent Posts

Leave a Comment