4 dicas para trabalhar a retenção de pacientes no consultório

 In Para Dentistas

Atualmente, sabemos que fidelizar clientes é muito mais eficiente do que sempre ter que prospectar novo público, independentemente do segmento de atuação. Diante desse contexto, trabalhar a retenção de pacientes no consultório passou a ser fundamental para profissionais de saúde.

A grande questão é que muitos não sabem ao certo como fazer isso. No entanto, o lado bom dessa história é que isso pode ser mais simples do que parece. Quer conhecer algumas dicas eficientes sobre o tema? Então confira o conteúdo que preparamos a seguir:

1. Aposte no atendimento diferenciado

O primeiro passo para trabalhar a retenção de pacientes no consultório é apostar no atendimento diferenciado. Sem isso, seu público certamente se sentirá desestimulado a retornar, o que ocasionará uma perda considerável para o seu negócio. É essencial, portanto, ajustar todo o funcionamento da clínica.

Comece conversando com os funcionários e passando os objetivos, os valores e a missão que você quer implementar para a empresa. Se for necessário, invista em treinamentos de capacitação, especialmente aqueles que forem voltados para o tratamento com as pessoas, com foco na experiência com o cliente.

2. Invista no ambiente da clínica

Depois de deixar a sua equipe preparada, investir no ambiente é o passo seguinte para trabalhar a retenção de pacientes no consultório. Você deve ter em mente que a sala de espera, por exemplo, é o seu cartão de visitas e muitos clientes podem passar mais tempo ali do que nos próprios tratamentos.

Em um país prioritariamente quente como o nosso, ter um bom ar-condicionado é fundamental para passar mais conforto e até mais credibilidade. Um filtro com água gelada também é indispensável, assim como jornais e revistas atualizados. Se você quiser outro diferencial, aposte em uma boa máquina de café.

3. Conceda descontos para tratamentos maiores

Alguns dos tratamentos estão entre as maiores fontes de lucro de um consultório odontológico. Por isso mesmo, conceder descontos para os mais longos ou para os procedimentos mais caros pode ser uma excelente estratégia para garantir que os seus pacientes retornem ao consultório.

Outra ideia interessante é oferecer consultas de retorno gratuitamente. Isso consiste em permitir que o paciente retorne sem custos extras após um exame ou uma troca de medicação, por exemplo. Além de um gesto de boa vontade, é uma atitude que estreita o relacionamento com o seu público.

4. Faça uma newsletter com novidades

Produzir uma newsletter é uma das estratégias mais eficientes para reter clientes e ganhar autoridade em uma área de atuação. Quando pensamos no segmento da saúde, isso pode ser ainda mais positivo, pois boa parte das pessoas estará em busca de novidades em termos de tratamentos e procedimentos.

Por meio dela, é possível fazer artigos sobre o universo dos dentes, compartilhar novidades do ramo e, obviamente, fazer propagandas de forma natural e discreta. Peça autorização e o e-mail dos clientes e aposte nesse tipo de ação.

E agora, pronto para trabalhar a retenção de pacientes no consultório? Gostou desse conteúdo? Então confira também o nosso artigo sobre como usar o marketing odontológico!

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