4 maneiras criativas de ensinar higiene bucal para crianças

 em Para Dentistas, Para seus filhos, Profissionais da saúde

Receber crianças em seus consultórios é um desafio para todo dentista que atende o público infantil. O desconforto dos pequenos, seja por medo ou tédio, é transformado em inquietações e choros, o que pode, inclusive, comprometer o trabalho do profissional. Existem várias doenças causadas pela má higienização bucal, e ensinar o passo a passo de uma boa higiene bucal para as crianças exige dos odontopediatras muita imaginação!

Já demos aqui no blog algumas dicas de como ajudar crianças a superarem o medo de dentista. Agora, vamos passar quatro maneiras criativas de ensinar a higiene bucal para crianças. Confira a seguir!

Crie uma história

Criar personagens heroicos que fazem a higiene bucal que combatem vilões que representam o mau hálito, a cárie, gengivite, aftas e outras complicações causadas por mau cuidado da boca pode ser uma boa forma de chamar a atenção das crianças. Essa analogia vai aproximar os procedimentos de uma boa higiene bucal da linguagem que elas estão acostumadas, facilitando a compreensão da importância da higiene bucal.

Utilize bonecos e fantoches

Primeiramente, os bonecos e os fantoches vão te ajudar a interpretar a história que será contada. Além disso, os bonecos são importantes para demonstrar para a criança como deve ser feita a escovação, o uso do fio dental e a limpeza da língua. Para complementar, mostre para a criança produtos de higiene bucal infantis que elas poderão utilizar no dia a dia em casa, como escovas infantis, pastas de dente infantis e fios dentais coloridos.

Use desenhos e vídeos

Computadores, smartphones e tablets são muito comuns no cotidiano das crianças — hoje em dia, muitas já aprendem várias funções desses aparelhos antes mesmo de falar. Passe desenhos e vídeos que ensinam de forma lúdica e didática como as crianças devem cuidar da limpeza da boca. Essas ferramentas também aproximam a higiene bucal da realidade do público infantil e tem potencial muito grande para melhorar o entendimento das crianças através do entretenimento.

Envolva os pais ou responsáveis

A participação dos pais ou responsáveis pelas crianças é fundamental para o sucesso do processo de educação de higiene bucal delas. O passo a passo da limpeza da boca aprendido nos consultórios será replicado todos os dias pelas crianças e monitorados pelos pais. Assim, o envolvimento e até mesmo o auxílio dos adultos nessa tarefa influencia positivamente todo o processo de aprendizado.

É muito importante que pais e dentistas tentem ao máximo tornar o momento da higiene bucal o mais divertido e empolgante possível para as crianças. Assim, a atividade se torna prazerosa e os riscos da criança não realizar a higiene diminuem.

É sempre bom lembrar que o ideal é que a criança comece o seu acompanhamento com o dentista desde quando ainda é um bebê. Dessa maneira, o profissional da saúde bucal poderá acompanhar o desenvolvimento da criança e instruir sempre, de acordo com a idade do paciente, como realizar a sua higiene bucal. A criança que tem como hábito uma boa higiene bucal vai levar os ensinamentos da infância por toda sua vida adulta!

Gostou das nossas dicas de higiene bucal para crianças? Então aproveite para ler também o nosso post comas 6 principais doenças causadas pela má higienização bucal!

kids zoo_post

Publicações recentes

Deixe um comentário