fbpx

5 cuidados e tratamentos essenciais na saúde bucal dos idosos

 Em Dia-a-dia, Para idosos

A falta de dentes pode levar a desordens de articulação e fala, disfagia moderada e insuficiência mastigatória. Saiba mais!

Muito se fala sobre a importância de cuidar da qualidade de vida na terceira idade, o que inclui a saúde bucal dos idosos, pois a ausência de tratamento adequado pode trazer diversas consequências para o organismo, em geral.

A má higiene bucal pode provocar gengivite. Se não tratada, pode avançar para a periodontite, elevando os riscos de doenças pulmonares, acidente vascular cerebral (AVC) e infarto.

Quer saber como evitar esse problema e manter a saúde da boca na terceira idade? Então confira as dicas abaixo!

1. Visitas regulares ao dentista para garantir a saúde bucal dos idosos

Mesmo que você esteja com a higiene oral em dia, é preciso visitar o profissional periodicamente. Cada pessoa toma medicamentos diferentes, que podem resultar em boca seca, mau hálito, desconforto para mastigar, gengiva sensível, entre outros.

O dentista auxilia a ter os melhores cuidados de acordo com o seu estado atual. Por isso, é muito importante ir ao consultório odontológico e receber orientação adequada, principalmente se o idoso usa dentadura.

2. Utilização de materiais macios para evitar ferimentos

Na terceira idade, problemas com a raiz dos dentes e a sensibilidade tendem a aumentar, pois a salivação diminui consideravelmente, deixando a boca mais suscetível a apresentar cáries, retração gengival — que expõe áreas antes protegidas pelo esmalte dental — e dores, que podem ser mais intensas no caso de fumantes ou apresenta doenças como diabetes, disfunções cardíacas e câncer.

Para evitar ferimentos na boca e realizar a higiene bucal corretamente, o ideal é optar por uma escova de cerdas macias, que seja capaz de fazer a limpeza sem machucar a gengiva.

Native Banner Interdental Mini Flosser

3. Orientação adequada sobre manutenção

Mesmo que o idoso conte com alguém para ajudá-lo a cuidar de sua saúde odontológica, é necessário buscar ajuda profissional para fazer a correta manutenção de coroas, tratamentos dentais específicos e de dentaduras.

Quem deixa de cuidar pode sofrer com vários problemas, no caso das próteses, é preciso que a boca tenha a salivação ideal, para não sofrer com desconforto ou falta de aderência, por meio de cuidados específicos e, se necessário, medicação.

4. Limpeza das próteses

No Brasil, é bastante comum o uso de próteses, que podem ser usadas para a substituição de alguns dentes até a dentadura completa. Independentemente do caso, é essencial fazer a higienização corretamente, incluindo:

  • remover todos os resíduos alimentares com o uso de uma escova adequada;
  • lavar a prótese com sabonete neutro, pois o creme dental pode danificá-la com o passar do tempo;
  • ao dormir, a dentadura deve ser deixada em local úmido. Ela não pode ficar completamente seca. Portanto, o mais indicado é colocá-la em um recipiente com uma solução de limpeza específica ou água fresca;
  • para combater o mau hálito, o ideal é finalizar a higiene bucal com a escovação da língua, evitando a proliferação de bactérias que causam o problema.

5. Continuação de tratamentos odontológicos

Independentemente da idade, de nada adianta começar um procedimento e interrompê-lo. Entretanto, idosos tendem a esquecer seus compromissos com maior frequência. Por isso, é indicado que o seu responsável o leve para as consultas, para realizar os tratamentos corretamente e evitar problemas bucais decorrentes da falta de cuidados específicos.

O consultório odontológico também pode ajudar nessa tarefa. Com o uso de um sistema de gestão, é possível fazer o controle das visitas e entrar em contato com o cliente 24 horas antes do dia marcado, relembrando a pessoa da visita ao dentista.

Manter a saúde bucal dos idosos é uma tarefa mais simples do que parece. Basta seguir as dicas e jamais deixar de ir ao profissional para ter próteses, dentes e gengivas sempre saudáveis e com os cuidados em dia.

Você gostou do nosso post de hoje? Então siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as próximas atualizações: estamos no FacebookTwitterLinkedInGoogle +InstagramSlideShare e no YouTube!

Posts Recentes

Deixe um comentário