5 cuidados na hora de escolher a escova infantil

 In Para seus filhos

A escova de dentes é o item mais importante nos cuidados com a saúde bucal. É impossível fazer uma higienização correta dos dentes e de toda a região bucal sem o auxílio de uma boa escova, por isso, é preciso saber exatamente no que é importante prestar atenção quando vamos adquirir esse produto.

E se, para adultos, os detalhes da escolha de uma escova de dentes já são importantes, imagine o que isso pode significar para a saúde bucal dos seus filhos? Por isso, no texto de hoje, vamos destacar cinco cuidados que você deve ter na hora de escolher a escova infantil. Confira!

Verifique a maciez das cerdas

Cerdas macias são sinônimo de uma escovação tranquila e sem grandes riscos de lesões. Muitas pessoas se enganam acreditando que a rigidez das cerdas tem relação com sua capacidade de higienização da arcada, mas, na verdade, os profissionais de odontologia preferem recomendar as cerdas mais macias, pois, além de serem mais confortáveis para se usar, elas podem ser ainda mais eficientes que suas versões mais duras.

Esse cuidado é extremamente importante na hora de se escolher uma escova infantil, já que a criança ainda está aprendendo a lidar com a rotina da escovação. Fornecer escovas com cerdas muito duras pode obrigar a criança a fazer muita força e, acidentalmente, lesionar a sua gengiva, por isso, certifique-se sempre da maciez das cerdas da escova dos seus filhos.

Prefira cabos mais curtos

Os cabos das escovas devem ter relação com o tamanho das mãos do indivíduo que está fazendo a higienização.

Para escovas infantis, o tamanho do cabo é bem menor, especialmente quando comparado com escovas adultas. Essa redução ajuda a trazer mais conforto para que a criança consiga escovar seus dentes sozinha e sem precisar fazer grandes esforços.

Priorize cabeças menores

Você já reparou que o tamanho da cabeça de uma escova infantil é bem menor do que as de escovas tradicionais? Esse redimensionamento é extremamente importante para garantir a segurança e a integridade da boca e da arcada dentária da meninada.

Escovas com cabeças muito grandes costumam lesionar bocas pequenas ou dentes pequenos, já que podem esbarrar acidentalmente em alguma região e causar ferimentos desnecessários durante a escovação. Como a criança ainda está aprendendo a escovar os dentes sozinha, oferecer para ela uma escova com a cabeça muito grande pode aumentar o risco dela se machucar durante a higienização.

Escolha uma escova que atraia a criança

Uma maneira de tornar o momento da escovação um pouco mais descontraído é usar uma escova colorida e estampada com motivos infantis. Isso irá aproximar os pequenos ainda mais do ato de escovar os dentes regularmente. Você também pode conferir nosso artigo com 4 dicas para convencer seus filhos a escovar os dentes para garantir a saúde bucal da criança!

Siga sempre a recomendação do dentista

Além de seguir as dicas apresentadas aqui, é imprescindível consultar um dentista pediatra para ter certeza de que os cuidados com a higiene bucal do seu pimpolho está sendo realizado direitinho. Para isso, não deixe de ler também nosso post sobre quando levar seu filho ao dentista pela primeira vez!

Seus pequenos já escovam os dentes sozinhos? Que tipo de escova eles preferem? Conte para a gente nos comentários!

 kids zoo_post

Recent Posts

Leave a Comment