5 cuidados necessários durante o clareamento dental

 em Público em geral

Um sorriso bonito cativa, conquista e demonstra zelo com a própria aparência, e é por isso que o clareamento dental faz cada vez mais sucesso no consultório dos dentistas. Uma excelente apresentação gera confiança, que refletirá na vida social e na profissional da pessoa — um belo sorriso ajuda até na simpatia, não é mesmo?

Dos métodos de clareamento dental existentes, os mais conhecidos são o método caseiro supervisionado pelo dentista, em que o paciente usa em casa os moldes feitos pelo dentista e os produtos indicados por ele; e o método no consultório, com uso de luz que estimula a reação química entre o produto e os dentes para clareá-los, e o laser, que previne a sensibilidade após o uso do produto químico clareador.

Em ambos os casos, é preciso tomar alguns cuidados para a manutenção do sorriso.

Confira abaixo os 5 cuidados necessários para fazer durante o clareamento dental:

1. Alimentos e bebidas a serem evitados durante o clareamento dental

Ácidos

Evite alimentos e sucos muito ácidos (como frutas cítricas) e temperos fortes, pois o tratamento pode causar reação de sensibilidade nos dentes, deixando-os mais sensíveis a esses alimentos.

Corantes

Bebidas e alimentos hiperpigmentados naturalmente ou com corantes adicionados, como vinho tinto, suco de uva, refrigerantes, molho de tomate industrializado, cenoura, beterraba, açaí, mirtilo (blueberry), molho de soja (shoyo), ketchup, mostarda, café preto, chá preto e mate, chocolate, entre outros, devem ser evitados por propiciarem o aparecimento de manchas que podem comprometer o tratamento. Lembre-se de que os dentes ficam desprotegidos enquanto são tratados e, assim, mais suscetíveis às manchas.

2. Não Fumar

Durante o clareamento dental é proibido fumar para, assim como acontece com os alimentos, não manchar os dentes, no caso do cigarro, eles podem ficar amarelados. Seu dentista poderá indicar adesivos de nicotina, se necessário, desde que este esteja preparado e conheça a técnica de reposição de nicotina (TRN).

3. Evitar antissépticos bucais coloridos

Evite usar antissépticos bucais durante o clareamento devido ao corante em sua composição, que pode manchar os dentes. Seu dentista poderá recomendar algum produto incolor para fazer bochechos.

4. Fazer uma correta higiene bucal

Para os tratamentos de clareamento que durarem mais de um dia, é necessário realizar uma perfeita higiene bucal e seu dentista recomendará qual creme dental deverá ser usado (geralmente com flúor e de cor branca) e a quantidade a ser colocada na escova de dentes. O fio dental também deverá ser usado normalmente durante o tratamento.

5. Como manter o sorriso branco

Se, durante o clareamento, o paciente evitou a exposição a agentes que poderiam prejudicar o resultado do tratamento, os cuidados devem ser mantidos após o procedimento. Muitos hábitos voltarão ao normal, como ingerir os alimentos saudáveis naturalmente coloridos, como cenoura e beterraba, por exemplo, mas dá para se disciplinar e manter o sorriso branco com alguns hábitos simples:

  • Escovar os dentes após 20 a 30 minutos de ter consumido bebidas ou alimentos com corantes;

  • Preferir usar canudos para beber refrigerantes e sucos escuros ou ácidos;

  • Abandonar o hábito do fumo;

  • Dependendo dos cuidados pós clareamento, as manutenções periódicas poderão ser necessárias, em geral, após 6 meses, 1 ou 2 anos após o procedimento. O período varia segundo os hábitos do paciente. A manutenção é feita em 2 ou 3 noites em casa ou em 1 sessão no consultório.

Agora que você sabe o que fazer para um perfeito clareamento dental, que tal descobrir os cuidados importantes pós clareamento? E se ainda restarem dúvidas, compartilhe-as com a gente nos comentários abaixo!

supreme_post

Publicações recentes

Deixe um comentário