5 cuidados para se ter com seu aparelho dentário

 In Aparelhos Ortodonticos, Profissionais da saúde, Público em geral

Os cuidados com a higiene bucal e o acompanhamento periódico de um profissional especializado são essenciais para a manutenção da saúde oral. Essas são as principais formas de prevenção de eventuais complicações. No caso das pessoas que usam aparelhos dentários, as visitas ao dentista se tornam rotinas para que manutenções e ajustes no tratamento sejam feitos. Porém, o paciente também possui um papel fundamental no cuidado com os aparelhos dentários. Inclusive, aqueles que são bem cuidados têm uma ação mais eficiente e resultados melhores. Neste artigo, separamos algumas dicas para você cuidar bem do seu aparelho.

Fique atento com o que come

É sempre importante se preocupar com nossa alimentação diária. Mas, além da questão nutricional, as pessoas que usam aparelho dentário precisam se lembrar de outros dois detalhes das comidas que ingerem: textura e composição. Evite alimentos duros demais (como torrones), pegajosos (caramelos), que soltam fios ou fibras (como a manga) e muito açucarados (balas e chicletes). Cada uma dessas características pode comprometer seu aparelho dentário e atrasar seu tratamento.

Higiene em dobro

Se todo mundo precisa ter higiene bucal, as pessoas que usam aparelho precisam ter um cuidado redobrado. Isso porque as peças, naturalmente, acumulam vestígios de alimentos e bactérias que precisam ser eliminadas constantemente. Então, sempre que terminar uma refeição é preciso escovar os dentes adequadamente.

A escovação perfeita

A escovação ideal é aquela que minimiza de várias formas o possível acúmulo de impurezas na boca. Então, é indicado que regularmente todas as pessoas façam uma limpeza mais detalhada do que a cotidiana. Antes da escovação, por exemplo, é indicado que um bochecho com água morna seja feito. Para aumentar a capacidade de eliminar bactérias, você pode acrescentar uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio dissolvido na água ao bochechar. Depois disso, faça a escovação normal com uma pequena quantidade de pasta dental (sem esquecer qualquer região da boca). Em seguida, use uma escova interdental e o fio dental para pegar os últimos vestígios restantes. Geralmente, pessoas que usam aparelho dentário precisam do auxílio do passa fio, dado normalmente pelos dentistas.

Não seja curioso

É muito fácil ficar curioso para mexer no aparelho dentário. Ele é um corpo estranho dentro da sua boca e, por vezes, está mesmo “no caminho” do comportamento natural da língua e dentes. Porém, não se deve de forma alguma mexer no aparelho, a não ser para aquilo que for necessário. O arranjo de pressões e forças estabelecidos pelo dentista é o que fará com que o aparelho dentário dê resultados. Ficar “explorando” com a língua ou os dedos, além de poder te machucar, pode desajustar o funcionamento das peças e atrasar seu tratamento.

Não esqueça seu aparelho móvel por aí

Além de todos esses cuidados, os pacientes que utilizam os aparelhos móveis têm mais uma coisa para se preocupar: não perdê-los. Como é fácil retirar os aparelhos móveis para comer, escovar os dentes, tomar banho etc, as pessoas acabam improvisando, enrolando-os em guardanapos e lenços. Então, a probabilidade de esquecê-los por onde vão é grande, precisando fazer um investimento alto para recuperar a peça perdida. Carregue sempre com você o estojo adequado para armazenar seu aparelho. Lembre-se que depois ele voltará para sua boca e é preciso certificar-se que o mínimo de bactérias virá junto dele. Como cada aparelho móvel tem sua especificidade, converse com seu dentista para saber as melhores formas de limpar e cuidar do seu. Gostou das dicas que separamos para você? Você tem conseguido manter sua higiene bucal? Conte suas experiências nos comentários e continue acompanhando o blog da TePe para saber mais dicas!

Gostou desse artigo? Receba no seu e-mail informativo de temas como esse:

Recent Posts
Showing 2 comments

Leave a Comment