5 cuidados que você precisa ter com aparelho ortodôntico fixo

 In Aparelhos Ortodonticos

O aparelho dentário é um método utilizado por dentistas com o intuito de fazer o alinhamento dos dentes com má formação que podem afetar a estrutura dental por completo. Os aparelhos dentários podem ser fixos ou móveis, sendo que os primeiros são mais utilizados.

Para te ajudar, vamos citar alguns cuidados que se deve ter com o aparelho ortodôntico fixo. Saiba mais!

Faça da escova dental uma aliada do aparelho ortodôntico fixo

A escova de dentes ideal para aparelhos fixos deve ser aquela que possui uma grande quantidade de cerdas — com preferência ultramacias. Além disso, é importante que ela tenha um tamanho ideal, facilitando a limpeza entre os bráquetes.

Uma limpeza perfeita do aparelho ortodôntico fixo é realizada por meio de uma sequência na escovação, para que nenhuma superfície seja esquecida e todos os dentes fiquem limpos. Uma má higienização bucal pode provocar problemas, como cáries, placas bacterianas e gengivite.

Todos os tipos de alimentos são permitidos para quem usa aparelho ortodôntico?

Sim, porém não é recomendado que se coma de tudo. É preciso evitar alguns alimentos, pois eles podem causar problemas bucais ou quebrar peças do aparelho. Entre eles, podemos citar:

  • Alimentos muito duros, como avelãs, nozes, milho de pipoca e pirulitos. Eles podem descolar os bráquetes e danificar o aparelho ortodôntico fixo. Além disso, ficam retidos entre o aparelho e dificultam a higienização;

  • Alimentos grudentos, como balas e chicletes, que podem ficar grudados no aparelho e causar cáries;

  • Refrigerantes são grandes vilões para quem usa aparelho fixo, devido aos ácidos e açúcar que eles possuem;

  • Frutas e algumas verduras, como cenouras, devem ser cortadas antes de serem comidos. Pessoas que usam aparelhos fixos não devem morder estes tipos de alimentos, pois eles podem descolar os bráquetes e soltar o fio ortodôntico.

Não tente arrumar o seu aparelho

Não deixe que a curiosidade atrapalhe o seu tratamento ortodôntico. Não mexa nos arcos e bráquetes, mesmo que eles tenham se soltado ou estejam lhe causando algum incômodo. Há um grande risco em danificar todo o aparelho. Sempre que houver algum problema vá ao dentista.

Evite choques com o aparelho ortodôntico fixo

Pode parecer estranho, mas choques com o aparelho ortodôntico são mais comuns do que se imagina. Roer unhas, morder alimentos duros ou fibrosos e abrir embalagens com os dentes são impactos que podem causar danos ao seu aparelho e até mesmo atrapalhar o tratamento.

Utilize reforços para auxiliar sua higiene bucal

A higiene bucal fica mais difícil com o aparelho ortodôntico fixo! Por isso, é recomendado que se utilize reforços para melhorar a limpeza dos dentes. Passe o fio dental em todos os dentes, inclusive aqueles que possuem bandas. Além disso, a escova interdental é uma ótima opção para limpar locais que a escova de dente não alcança e melhorar a higienização.

Percebeu como é fácil cuidar do seu aparelho ortodôntico fixo? Possui mais alguma dúvida sobre o assunto? Então compartilhe com a gente aqui nos comentários!

interdentais_e-mail

Recent Posts

Leave a Comment