5 dicas para amenizar a sensibilidade nos dentes

 em Dia-a-dia, Público em geral

Pesquisas realizadas nos Estados Unidos indicam que uma em cada oito pessoas possui sensibilidade nos dentes. O problema provoca dor ao ingerir alimentos muito quentes, gelados, doces ou ácidos, causando um incômodo grande para quem o enfrenta.

Quando a dor é pequena, há quem se habitue a senti-la e acabe não procurando ajuda. Mas, o diagnóstico e o tratamento corretos são fundamentais para solucionar essa questão. Neste post, você encontrará cinco dicas para acabar com a sensibilidade nos dentes.

Causas

A sensibilidade acontece quando a dentina ou as raízes do dente são expostas ao contato com alimentos, bebidas e o ar, permitindo que as terminações nervosas sejam estimuladas. Isso ocorre quando a gengiva sofre uma retração ou quando o esmalte dos dentes está danificado. Escovação bruta, refluxo gastroesofágico e choque térmico podem causar esses desgastes.

Os sintomas

O principal sinal de sensibilidade dos dentes é sentir dor ao ingerir alimentos de temperaturas altas ou muito baixas e de sabor intenso. Também pode acontecer um desconforto se a pessoa respirar ar frio pela boca. Além da dor, podem ser sintomas do problema: mal hálito, paladar alterado, vermelhidão e inchaço nas gengivas.

Amenizando a sensibilidade nos dentes

Identificando o que causa incômodo em seus dentes, algumas dicas simples podem ajudar a combater a sensibilidade:

Flúor

O dentista recomendará bochechos com flúor diariamente, porém esse tratamento demora a apresentar resultados no combate à dor. É recomendável que o paciente associe outras medidas, como aplicar flúor em gel (repetindo o procedimento a cada seis meses) ou usar um selante especial.

Atenção à escovação

Escolha uma escova de dentes com cerdas macias e arredondadas e evite creme dental muito abrasivo, preferindo os indicados para sensibilidade nos dentes. Faça a escovação com movimentos circulares e de intensidade suave, e não coloque muita pressão para não desgastar a gengiva ou o esmalte dos dentes. Repita esse processo pelo menos três vezes ao dia. Já o uso de enxaguantes bucais ,somente é permitido com prescrição do dentista.

Cuidado com o clareamento

Os cremes dentais clareadores podem causar danos e aumentar a sensibilidade dos dentes, por isso, evite usá-los no dia-a-dia. Fuja também de qualquer tratamento clareador que não tenha sido indicado por um dentista. Se realizados de forma incorreta, podem machucar a boca.

Alimentação também influencia

Também é possível combater a sensibilidade nos dentes se alimentando bem. Evite consumir frutas muito ácidas, como o limão e a laranja, e diminua a quantidade de vinagre na salada. Opte por um cardápio saudável sempre, pois problemas no estômago podem afetar a saúde bucal.

Fuja da automedicação

Muitas soluções caseiras feitas com bicarbonato de sódio são bastante abrasivas e podem piorar a qualidade do esmalte do dente. Procure o dentista para saber quais os produtos são indicados para atenuar a dor.

Essas cinco dicas são valiosas para combater a sensibilidade nos dentes. Em nosso blog, você encontra outros artigos para cuidar da saúde bucal. Não se esqueça também que a prevenção desse e de outros problemas bucais inclui visitas regulares ao dentista. Algumas doenças podem ser assintomáticas, então faça uma consulta a cada seis meses.

Publicações recentes

Deixe um comentário