5 dicas para diminuir a sua dor de dente

 In Público em geral

Começa com um pequeno incômodo, uma leve sensação de que algo está errado e, de repente, lá está ela: a dor de dente. Intensa, aguda e constante, a dor de dente pode ser causada por cáries, um dente quebrado, os dentes do siso ou diversos outros problemas que afetam nossa boca, mas nem sempre é possível consultar o dentista imediatamente. Para diminuir o desconforto e aliviar a dor até que seja possível descobrir suas causas e iniciar o tratamento, existem algumas soluções simples e naturais. Confira:

Cubos de gelo

O gelo é um excelente paliativo para a dor de dente associada a inchaços ou inflamações, reduzindo a dor quase que instantaneamente. O gelo pode ser colocado sobre o local dolorido, dentro da boca ou próximo à bochecha (nesse caso usando uma gaze ou tecido para não queimar a pele). O gelo pode ser usado até que a dor diminua, repetindo a aplicação sempre que achar necessário.

Água com sal

Uma simples mistura de água com sal pode diminuir a dor de dente se ela for causada por uma infecção. O sal ajuda a eliminar bactérias ou fluidos e aliviar a pressão no tecido afetado. Basta adicionar uma colher de sal marinho em um copo de água morna, e utilizar essa solução para enxaguar a boca. Mantenha a água em contato com o dente ou local dolorido por pelo menos 30 segundos antes de cuspir. Esse enxague pode ser feito de hora em hora.

Óleo de cravo da índia

Encontrado facilmente em farmácias e lojas de produtos naturais, o óleo de cravo tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, podendo ser usado para aliviar a dor de dente. Sua ação é tão intensa que ele pode anestesiar a área ao redor do dente afetado. Basta colocar uma ou duas gotas do óleo de cravo da índia em um cotonete ou algodão e aplicar diretamente sobre o dente. É importante recorrer a esse produto apenas em caso de necessidade, pois apesar de ser um produto natural e seguro para uso em pequenas quantidades, seu excesso pode ter consequências para a saúde.

Macela com própolis

A infusão de folhas de macela combinada com própolis é uma boa solução alternativa para amenizar a dor de dente, com propriedades antissépticas e analgésicas. Para preparar a infusão, coloque 5 gramas de macela em 1 xícara de água quente e aguarde 10 minutos. Depois de coar, acrescente 5 gotas de própolis e use essa mistura ainda morna para bochechar. Repita até duas vezes ao dia.

Chá de hortelã

O saquinho de chá pode ser um aliado no alívio da dor de dente. Para isso, basta colocar o saquinho dentro de uma xícara com água morna por dois ou três minutos. Depois, esprema o saquinho e coloque-o sobre o dente ou região dolorida por cerca de 15 minutos. O chá de hortelã é adstringente e pode diminuir a dor temporariamente, até que se busque o tratamento adequado.

É importante ressaltar que essas dicas podem aliviar a dor, mas não tratam o problema e não substituem a consulta ao seu dentista de confiança para diagnóstico e tratamento do que está causando a dor de dente.

E você, já utilizou alguma dessas dicas no alívio da dor de dente? O que você costuma fazer quando a dor aparece? Conte pra gente nos comentários!

supreme_post

Recent Posts

Leave a Comment