5 dicas para organizar a sala de espera de consultório odontológico

 In Para Dentistas

Cada detalhe é fundamental para transmitir uma boa imagem do seu consultório odontológico para seu paciente.

Nunca subestime a importância da sala de espera de consultório. Uma parte significativa da experiência do paciente será nesse espaço e é fundamental que ele seja confortável e acolhedor. Além disso, a sala de espera é, muitas vezes, o primeiro contato do cliente com a clínica e deve passar uma boa primeira impressão.

Idealmente, o tempo que um paciente passa em uma sala de espera é mínimo, mas, na prática, sabemos que existem dias em com muitos imprevistos que podem atrasar a agenda de atendimentos. Quando esse espaço é agradável, a sensação do cliente é que ele não aguardou tanto assim.

Por outro lado, se for um ambiente impróprio, a demora pelo atendimento se torna insuportável. Neste artigo, separamos 5 dicas para organizar a sala de espera de consultório e deixar o espaço mais convidativo. Confira!

1. Invista na decoração da sala de espera do consultório

Não se conforme em colocar apenas algumas cadeiras e o balcão de atendimento. Tenha um cuidado especial com a decoração da sala de espera do consultório para que esse seja um ambiente acolhedor para os seus pacientes.

Chame um arquiteto especialista em interiores para criar uma identidade visual coerente e agradável para esse espaço. Tente investir em móveis confortáveis, cores neutras e aproveite a luz natural para deixar o ambiente mais leve.

Uma outra dica é incrementar a decoração com diplomas e certificados do dentista, o que vai aumentar a sua credibilidade com os pacientes.

2. Disponibilize livros, revistas e quadrinhos para distrair os pacientes

A leitura é uma excelente opção para passar o tempo em uma sala de espera. Tenha uma estante com muitas opções de leitura, entre livros, revistas atuais e histórias em quadrinhos.

Disponibilize também conteúdos educativos reforçando, por exemplo, a importância da escovação ou explicando como funcionam alguns itens de higiene bucal. Aproveite o tempo dos pacientes da melhor forma possível.

3. Deixe o ambiente bem organizado e profissional

Estabeleça um padrão de organização para o ambiente e treine os profissionais da clínica para a manutenção dele. É muito importante que o consultório transmita profissionalismo e seriedade em todos os momentos, e isso vale para a recepção.

Uma sala de espera desorganizada, com itens espalhados ou sujeira, pode ser associada à imagem e à credibilidade do dentista.

4. Ofereça água gelada e internet sem fio

Normalmente, não convém oferecer nenhum tipo de alimento para os pacientes na espera, afinal, em breve os dentes deles serão examinados. Mas água gelada é um item básico que precisa ser facilmente acessível para todos.

Outra cortesia que deve ser disponibilizado na espera é a senha do Wi-Fi. Hoje, boa parte dos pacientes conta com um celular com acesso à internet, mas, ainda assim, essa simples gentileza pode fazer a diferença para um cliente.

5. Delimite um espaço para crianças

Um espaço colorido, com mesas de atividades, jogos e brinquedos é ideal para receber crianças no consultório odontológico. E se esse for o público principal da clínica, toda a sala de espera pode ser voltada para os pequenos.

Quando a clínica delimita um espaço para crianças na sala de espera, tanto os pais quanto os filhos se sentem mais à vontade, o que pode minimizar o medo de dentista.

E agora que você já sabe como organizar a sala de espera de consultório, que tal ficar por dentro de outras dicas seguindo o nosso Twitter, curtindo a nossa página do Facebook e assinando nosso canal no Youtube? Esperamos você!

Recent Posts

Leave a Comment