5 dicas para um consultório odontológico aconchegante para as crianças

 em Para Dentistas

Para as crianças, as idas regulares ao dentista podem ser um momento bastante difícil. Muitas vezes, elas sentem medo quando vão ao consultório odontológico por ainda não estarem familiarizadas com os cuidados profissionais com a saúde bucal.

Conheça, no artigo de hoje, 5 formas diferentes para preparar o espaço do seu consultório para a consulta das crianças, tornando-o mais acolhedor, divertido e aconchegante para os pequenos. Confira!

1. Decore o consultório odontológico com motivos infantis

Por estarem em desenvolvimento, as crianças são extremamente sensíveis aos estímulos do ambiente externo. Desenhos, cores e formas são percebidas com curiosidade por elas.

Assim, ter uma sala de atendimento decorada com motivos infantis fará com que os pequenos se identifiquem com o espaço, reconhecendo-o como um ambiente amigável.

Você pode usar temas que fazem sucesso entre a garotada, como super-heróis ou personagens de desenhos animados.

2. Faça uma brinquedoteca

O espaço da sua sala de espera pode ser aproveitado para se transformar em uma brinquedoteca, onde as crianças encontrarão brinquedos, livros e revistas em quadrinhos para se divertirem antes do atendimento.

Aproveite para oferecer itens educativos sobre saúde bucal, tais como jogos, kits de massa de modelar ou livros temáticos que ensinem sobre técnicas de escovação e uso do fio dental, entre outros assuntos.

Desse modo, a tensão dos pequenos diminuirá e eles poderão aprender sobre a importância do cuidado com a saúde dos dentes desde a infância.

3. Disponibilize internet Wi-Fi

Uma vez que a garotada hoje está sempre ligada na diversão oferecida pelos jogos eletrônicos, é interessante disponibilizar o sinal de internet para que as crianças possam se distrair com smartphones ou tablets.

Se achar interessante, você pode instalar na sua brinquedoteca um computador, para que elas se distraiam com jogos ou vídeos.

Novamente, vale a pena procurar materiais educativos para ajudar os pequenos a se familiarizar com a rotina do consultório odontológico.

4. Seja amigo da criança

Muitas vezes, as crianças não sentem medo do dentista, mas sim daquilo que elas ainda não conhecem ou não entendem.

Assim, você deve conversar com a criança, tranquilizando-a sobre os procedimentos que serão realizados, explicando o que são cáries e falando da importância dos cuidados com os dentes. Essa é a principal atitude para tornar o seu consultório mais aconchegante.

Você pode apresentar os instrumentos que serão utilizados de forma divertida, estimulando a curiosidade dos pequenos. Se possível, faça com que eles ajudem em pequenas ações, simulando o atendimento em bonecos.

Durante toda a consulta, elogie o bom comportamento dos pequenos pacientes, para que eles se sintam motivados.

5. Tenha acessórios divertidos

As crianças associam a cor branca com as temidas visitas ao médico ou ao dentista. Por isso, assim que avistam os jalecos, elas já começam a ficar nervosas e inseguras.

Para quebrar essa resistência, você pode adotar peças com motivos infantis para usar no seu consultório odontológico.

Máscaras, aventais e outros acessórios coloridos deixarão a criança mais tranquila, tornando o atendimento uma experiência agradável para elas. Até o seu instrumental pode ficar mais divertido, se você usar adesivos ou enfeites, por exemplo.

Na verdade, os materiais utilizados no consultório odontológico fazem toda a diferença na experiência dos pacientes, sejam eles crianças ou não.

Quer saber mais sobre isso? Confira este artigo do nosso blog sobre produtos odontológicos e como eles influenciam a experiência no dentista!

Publicações recentes

Deixe um comentário