5 dicas valiosas para você escolher a dentadura certa

 In Para idosos, Público em geral

Escolher a dentadura ideal para o seu perfil é essencial para que você fique totalmente seguro e adaptado a esse estilo de prótese. Mas no que é preciso prestar atenção na hora de escolher a dentadura certa para você? No texto de hoje, vamos compartilhar cinco dicas valiosas para que você opte por um modelo perfeito de dentadura. Confira logo abaixo!

Conte com um profissional de confiança

O primeiro passo para escolher a dentadura perfeita é poder contar com a ajuda e orientação de um profissional de confiança. Escolha um odontologista especializado em prostodontia, que é o especialista na adaptação de próteses dentárias. Somente esse profissional será capaz de te repassar as informações adequadas e necessárias para a escolha da dentadura perfeita.

Conheça os tipos de próteses disponíveis

O odontologista que você escolheu para te ajudar vai te apresentar vários tipos diferentes de próteses que podem ser adaptadas a você. Conhecer as características de cada uma pode ser importante na hora de fazer a sua escolha.

  • Prótese total: é a tradicionalmente conhecida como dentadura, que substitui todos os dentes da boca, na parte superior ou inferior da arcada. Elas representam muito bem a funcionalidade e a estética dos dentes perdidos.
  • Próteses parciais: são aquelas que substituem alguns dentes ou partes da arcada que foram perdidas. Elas podem ser feitas de acrílico, plástico, metal ou de uma combinação dos três materiais.
  • Próteses permanentes: os dois tipos de prótese citados acima são removíveis a qualquer momento, de acordo com a vontade ou necessidade do paciente. Esse modelo é também chamado de implante dentário, em que, no lugar do dente perdido, é posicionado um pino que substitui a raiz e que ajuda a fixar a coroa artificial do dente. A vantagem da prótese permanente é que ela funciona como um dente normal, já que é fixada diretamente no osso da região bucal.

Analise a cor da prótese

Depois de escolher qual será o tipo de prótese que você vai adaptar a sua arcada dentária, é importante voltar todas as suas atenções para a coloração dos dentes artificiais que serão posicionados na sua região bucal.

Várias tonalidades de branco são disponibilizadas para que você possa escolher a que mais te agrada ou a que mais se adapta à coloração dos seus outros dentes naturais. A presença do dentista nesse momento da escolha é essencial, já que ele pode ajudar a comparar e escolher a melhor coloração para a sua boca.

Avalie o orçamento disponível para esse investimento

Cada tipo de prótese dentária tem um valor de investimento diferente, que varia de acordo com o tipo de material e os procedimentos necessários para seu posicionamento. Por isso, um passo importante na hora de escolher a dentadura ideal para sua arcada dentária é saber quanto você está disposto a investir nesse material. Peça orçamentos para o seu odontologista de confiança e avalie a sua condição financeira antes de fazer a escolha final.

Mantenha o cuidado com a higienização bucal

Substituir os dentes perdidos por uma dentadura não significa nunca mais ter que se preocupar com a qualidade da sua higiene bucal: a atenção com a escovação e o uso de outros materiais de limpeza do dente ainda são consideradas essenciais para garantir a sua saúde e o bom estado da dentadura.

Você já usa uma dentadura? Como escolheu esse modelo? Comente e leia também nosso post explicando como limpar e guardar a dentadura corretamente!

Recent Posts
Showing 2 comments
  • sorridere
    Responder

    excelente artigo

    • TePe
      Responder

      Obrigado. Em nosso blog temos diversos artigos relacionados ao tema. Vale a pena conferi-los.

Leave a Comment