Descubra as principais especializações da odontologia e como esses profissionais podem ajudar a seu consultório ser mais reconhecido.

No passado, bastava contratar um profissional com diploma de graduação para atuar no consultório odontológico e se estabelecer no mercado. Atualmente, a realidade é outra: para ter uma clínica de sucesso, é preciso oferecer diversas especializações em odontologia, para atender às necessidades de seus clientes e ganhar maior vantagem competitiva frente a concorrência.

Quer diversificar e atrair novos pacientes? Então confira 5 especializações em odontologia e o principal campo de atuação de cada uma. Continue a leitura e saiba mais detalhes!

1. Ortodontia

É o ramo da odontologia voltado ao tratamento e prevenção dos problemas de crescimento e desenvolvimento dos ossos da face, oclusão e arco dentário. Nesse caso, o dentista trata de disfunções dentofaciais.

Na prática, a alta demanda na ortodontia ocorre devido aos problemas de posicionamento, com o uso de aparelhos dentários fixos ou móveis e, para casos mais complexos, intervenção cirúrgica.

Essa é uma área de atuação ideal para aqueles que se atualizam constantemente, com o uso de técnicas e procedimentos inovadores, mais rápidos e menos dolorosos para os pacientes.

2. Periodontia

O periodontista cuida das estruturas que ficam em torno dos dentes, como ossos, gengivas e ligamentos. Essa especialidade é voltada para o diagnóstico e tratamento das doenças relacionadas a essas estruturas, evitando o seu agravamento e a proliferação de inflamações de origem bacteriana.

Graças a essa especialização, é possível tratar gengivites e periodontites, com o objetivo de manter a saúde bucal, evitando a perda óssea e dos dentes.

Nesses casos, o dentista faz uma limpeza mais profunda, conhecida como raspagem. Dependendo da gravidade do caso, ele pode aplicar anestesia local, evitando que o paciente sinta dor, já que os instrumentos têm contato direto com a inervação dos dentes.

3. Cirurgia

O cirurgião-dentista realiza operações na boca, no ambiente hospitalar ou em consultórios odontológicos. Nessa especialidade, o profissional faz o tratamento de deformidades faciais, de nascença ou que ocorreram devido a acidentes/quedas, mau crescimento craniofacial e outros problemas que envolvam os ossos da região.

No ambulatório, podem realizar procedimentos simples, como extrações de dentes, lesões leves e tumores benignos.

As intervenções de maior risco exigem um ambiente hospitalar, como a remoção de câncer na bochecha, língua e queixo. Outro grande segmento de atuação é na correção de anomalias na estrutura óssea, como desvio de maxilar ou de mandíbula, por exemplo, restabelecendo a função fisiológica e estética dos pacientes.

4. Odontopediatria

É a área da odontologia voltada para a saúde bucal das crianças. O profissional precisa ser diferenciado, para evitar traumas nos pequenos e o medo de dentista na fase adulta, derivado de experiências negativas ou traumáticas no consultório.

As principais características de um bom odontopediatra são a paciência e simpatia. Para isso, é preciso dar muita atenção e contar com um consultório atrativo, divertindo e distraindo as crianças do foco principal, que é o tratamento odontológico.

5. Estética — uma das especializações em odontologia mais procuradas nas clínicas

Esse é um segmento que cuida da aparência e beleza do sorriso, pois a estética dos dentes já deixou de ser uma simples vaidade e se tornou também uma questão de saúde. Afinal, um sorriso bonito impacta diretamente na autoestima e afeta as relações pessoais e profissionais do paciente, além de denotar beleza e cuidado.

Os consultórios odontológicos têm dado espaço para esses profissionais, atraindo novos clientes que desejam fazer tratamentos específicos, como clareamento dental, cirurgia plástica na gengiva e reparo de dentes quebrados, com fissuras, traumas e tamanhos desproporcionais.

Finalmente, vale ressaltar que a clínica deve contar com diferentes especializações em odontologia, para oferecer maior variedade de serviços e procedimentos, consolidando-se como uma estratégia para o crescimento do negócio, com foco na qualidade do atendimento aos pacientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *