fbpx

5 especializações em odontologia para oferecer no consultório

 Em Para Dentistas, Público em geral

Descubra as principais especializações da odontologia e como esses profissionais podem ajudar a seu consultório ser mais reconhecido.

No passado, bastava contratar um profissional com diploma de graduação para atuar no consultório odontológico e se estabelecer no mercado. Atualmente, a realidade é outra: para ter uma clínica de sucesso, é preciso oferecer diversas especializações em odontologia, para atender às necessidades de seus clientes e ganhar maior vantagem competitiva frente a concorrência.

Quer diversificar e atrair novos pacientes? Então confira 5 especializações em odontologia e o principal campo de atuação de cada uma. Continue a leitura e saiba mais detalhes!

1. Ortodontia

É o ramo da odontologia voltado ao tratamento e prevenção dos problemas de crescimento e desenvolvimento dos ossos da face, oclusão e arco dentário. Nesse caso, o dentista trata de disfunções dentofaciais.

Na prática, a alta demanda na ortodontia ocorre devido aos problemas de posicionamento, com o uso de aparelhos dentários fixos ou móveis e, para casos mais complexos, intervenção cirúrgica.

Essa é uma área de atuação ideal para aqueles que se atualizam constantemente, com o uso de técnicas e procedimentos inovadores, mais rápidos e menos dolorosos para os pacientes.

2. Periodontia

O periodontista cuida das estruturas que ficam em torno dos dentes, como ossos, gengivas e ligamentos. Essa especialidade é voltada para o diagnóstico e tratamento das doenças relacionadas a essas estruturas, evitando o seu agravamento e a proliferação de inflamações de origem bacteriana.

Graças a essa especialização, é possível tratar gengivites e periodontites, com o objetivo de manter a saúde bucal, evitando a perda óssea e dos dentes.

Nesses casos, o dentista faz uma limpeza mais profunda, conhecida como raspagem. Dependendo da gravidade do caso, ele pode aplicar anestesia local, evitando que o paciente sinta dor, já que os instrumentos têm contato direto com a inervação dos dentes.

Native Banner Japones

3. Cirurgia

O cirurgião-dentista realiza operações na boca, no ambiente hospitalar ou em consultórios odontológicos. Nessa especialidade, o profissional faz o tratamento de deformidades faciais, de nascença ou que ocorreram devido a acidentes/quedas, mau crescimento craniofacial e outros problemas que envolvam os ossos da região.

No ambulatório, podem realizar procedimentos simples, como extrações de dentes, lesões leves e tumores benignos.

As intervenções de maior risco exigem um ambiente hospitalar, como a remoção de câncer na bochecha, língua e queixo. Outro grande segmento de atuação é na correção de anomalias na estrutura óssea, como desvio de maxilar ou de mandíbula, por exemplo, restabelecendo a função fisiológica e estética dos pacientes.

4. Odontopediatria

É a área da odontologia voltada para a saúde bucal das crianças. O profissional precisa ser diferenciado, para evitar traumas nos pequenos e o medo de dentista na fase adulta, derivado de experiências negativas ou traumáticas no consultório.

As principais características de um bom odontopediatra são a paciência e simpatia. Para isso, é preciso dar muita atenção e contar com um consultório atrativo, divertindo e distraindo as crianças do foco principal, que é o tratamento odontológico.

5. Estética — uma das especializações em odontologia mais procuradas nas clínicas

Esse é um segmento que cuida da aparência e beleza do sorriso, pois a estética dos dentes já deixou de ser uma simples vaidade e se tornou também uma questão de saúde. Afinal, um sorriso bonito impacta diretamente na autoestima e afeta as relações pessoais e profissionais do paciente, além de denotar beleza e cuidado.

Os consultórios odontológicos têm dado espaço para esses profissionais, atraindo novos clientes que desejam fazer tratamentos específicos, como clareamento dental, cirurgia plástica na gengiva e reparo de dentes quebrados, com fissuras, traumas e tamanhos desproporcionais.

Finalmente, vale ressaltar que a clínica deve contar com diferentes especializações em odontologia, para oferecer maior variedade de serviços e procedimentos, consolidando-se como uma estratégia para o crescimento do negócio, com foco na qualidade do atendimento aos pacientes.

Se você gostou deste post sobre as especializações em odontologia que podem ser oferecidas no seu consultório, então siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as próximas atualizações: estamos no FacebookTwitterLinkedInGoogle+InstagramSlideShare e no YouTube!

Posts Recentes

Deixe um comentário