5 passos para uma limpeza de prótese dentária eficiente

 In Dia-a-dia, Implantes Dentários, Público em geral

Uma limpeza mal feita em uma prótese dentária pode ser prejudicial na saúde de quem a usa. Em 5 passos, saiba como mantê-la sempre limpa.

Muitos pacientes podem desenvolver problemas odontológicos que vão, inevitavelmente, resultar no uso de uma prótese dentária para garantir não apenas a função estética da arcada, mas também funcional.

As próteses demandam de pacientes e profissionais uma atenção maior com relação a sua higienização, já que podem favorecer o acúmulo de resíduos e placa dentária. Para fazer uma limpeza de prótese dentária eficiente, alguns passos básicos são essenciais. Você sabe quais são eles?

1. Encontre os produtos ideais para uma limpeza de prótese dentária

O primeiro passo para se iniciar uma limpeza de prótese dentária adequada é encontrar e utilizar os produtos certos para essa finalidade. Existem escovas de dente próprias para esse fim, assim como produtos para remoção dos resíduos e placas.

As escovas feitas especialmente para próteses dentárias, em especial as móveis, são grandes, com cerdas regulares e que não danificam a resina. Além das escovas, é importante optar por usar um sabonete glicerinado neutro ou outros produtos específicos para a higienização de próteses, evitando priorizar os cremes dentais tradicionais para essa limpeza, que podem danificá-la.

2. Sempre limpe sua prótese dentária após uma refeição

A limpeza da prótese dentária deve sempre ser feita após uma refeição, além de repetida no início e final do dia. Como após as refeições pode ser complicado fazer uma limpeza mais completa, é importante pelo menos passar um jato d’água para evitar acúmulo de resíduos na resina e facilitar sua higienização mais tarde.

Ao fazer a limpeza mais completa é importante também preparar o local para realizar o procedimento. Coloque uma toalha na pia para proteger a prótese em caso de queda, separe os produtos para higienização e segure-a com muita firmeza durante a escovação. A prótese deve ser escovada por completo, em todas as suas superfícies.

3. Complete para fazer uma higiene completa da boca após retirar a prótese

Deve-se aproveitar o momento de higienização da prótese para também fazer uma boa limpeza na região bucal, escovando não apenas a língua para remover o acúmulo de resíduos e bactérias, como também o palato e a gengiva. Essa parte da escovação deve ser realizada com o creme dental de sua preferência.

Logo em seguida, a prótese limpa deve ser posicionada novamente na arcada, garantindo um hálito mais refrescante.

4. Tenha muita atenção ao guardá-la

Para quem usa próteses móveis, é importante lembrar de não dormir com ela, para permitir que a gengiva descanse durante a noite. Por isso, se você vai removê-las para dormir e precisa guardá-la, é importante fazer isso da maneira correta para que elas tenham maior tempo de vida.

A melhor maneira de armazenar a sua prótese dentária é colocando-a em uma caixa acrílica adequada (como aquelas utilizadas para aparelhos móveis), bem seca e logo após a higienização. Você pode também guardá-la em potes de vidros, sempre lembrando de limpar e secar antes de armazenar.

5. Próteses fixas devem ser higienizadas como dentes naturais

Para pacientes que fazem uso da prótese dentária fixa, os cuidados acima não são necessários. Essas próteses, como as pontes e as coroas, devem ser escovadas da mesma maneira que o resto da arcada, com o creme dental, escova de dentes e fio dental escolhidos pelo odontologista responsável.

Sempre é preciso ter cuidado para não prejudicar sua fixação ou lesionar a região em que a prótese se encontra.

Com a ajuda desses passos a limpeza da prótese se torna uma atividade rotineira e simples de ser realizada em casa ou em qualquer lugar.

Está em busca dos melhores produtos de limpeza de prótese dentária para recomendar para seus pacientes ou usar no seu consultório? Entre em contato com a TePe e conheça nossa linha especializada!

Recent Posts

Leave a Comment