5 truques para montar o consultório odontológico ideal

 In Para Dentistas, Profissionais da saúde

Além de ter bons equipamentos para atendimento, funcionários qualificados e seguir regras específicas de segurança, um consultório odontológico precisa ter um ambiente confortável e agradável para os pacientes, principalmente para as crianças. Com alguns truques, é possível montar um espaço ideal, que fará com o que esses pacientes esqueçam que estão indo para uma consulta ao dentista. Quer saber como fazer isso? Confira as nossas dicas!

Crie um espaço bonito, mas funcional

Muitos dentistas tratam o seu consultório como uma galeria de arte ou a sala da própria casa, enchendo o ambiente de quadros, objetos e fotos, deixando de lado a funcionalidade e princípios ergonômicos, que servem para prevenir acidentes. O design de um consultório deve ser bonito, mas acima de tudo prático para garantir o conforto dos pacientes, tanto na recepção quanto na sala de atendimento.

Invista em pisos fáceis de limpar, móveis duráveis e resistentes aos riscos e manchas, além de sofás e poltronas que aloquem todos os pacientes. Afinal, não há nada pior do que os fazer esperar em pé por falta de espaço ou sentados em um móvel desconfortável enquanto aguardam a consulta.

Outro aspecto importante é garantir a acessibilidade de grávidas, idosos ou deficientes físicos com ambientes largos, espaço para cadeira de rodas, banheiros com barras de segurança, rampas e elevadores que garantam uma fácil mobilidade.

Use cores e iluminação claras

Escolher as cores e iluminação corretas para o seu consultório é um dos principais truques para tornar o ambiente agradávele trazer uma sensação de amplitude para espaços pequenos. Usar cores claras, por exemplo, causa uma impressão de limpeza e tranquilidade.

Na sala de atendimento, também é essencial ter uma luz que não cause ofuscamento e  cuidados com os pontos de energia, para evitar curto-circuito. Já na recepção, janelas amplas ou lâmpadas fluorescentes ajudam a trazer luz natural para o espaço, o que remete conforto e sobriedade.

Fique atento à decoração

Muitos consultórios pecam ao utilizarem objetos como imagens de tratamentos odontológicos e esculturas de gesso de arcadas dentárias na decoração do ambiente. Mesmo sendo um local em que as pessoas buscam para cuidar da sua saúde, é essencial não utilizar itens que acabam dando um ar de hospital ao seu consultório, principalmente na recepção. Essa é a área em que os pacientes podem passar mais tempo, por isso é importante fazer com que eles se tranquilizem para a consulta, e não relembrem a todo o tempo que estão no dentista.

Invista no bem-estar dos pacientes

Enquanto aguardam, é importante oferecer às pessoas maneiras de ajudar a passar o tempo. Uma boa conexão sem fio à internet, aparelhos televisores com uma imagem de qualidade, revistas e livros são apenas algumas das regalias que você pode ter em seu consultório para demonstrar que se preocupa com o bem-estar dos seus pacientes.

É importante ainda ter atenção com as crianças. O ideal é ter uma área especial, para que elas possam tratar as idas ao dentista como um dia de diversão. Se o seu consultório for muito pequeno, brinquedos, jogos e livros infantis podem ajudar a tranquilizar os pequenos.

Fique atento à localização

Não adianta oferecer um serviço de qualidade aos seus pacientes em um consultório mal localizado, sem segurança ou com difícil acessibilidade. É importante escolher bairros próximos ao centro da sua cidade, com uma vizinhança mais tranquila e em áreas seguras. Se localizado em um prédio comercial, observe se há elevadores, rampas e estacionamento para os pacientes, e não esqueça de verificar se há equipamentos de segurança em casos de incêndios.

Agora ficou bem mais fácil montar o seu consultório odontológico, não é mesmo? Aproveite para conferir também algumas dicas para atrair mais clientes!

Recent Posts

Leave a Comment