6 alimentos para aliviar a boca seca

 em Boca seca

Você sente algumas vezes a desagradável sensação de boca seca? Esse é um desconforto relativamente comum, que muitas vezes não encaramos com a devida atenção. Porém a boca seca, ou xerostomia, pode provocar desde  mau hálito até dor de garganta ou inflamações gengivais, podendo evoluir para casos mais graves como infecções periodontais e perda de dentes. Até alterações do paladar e dificuldades da fala podem estar ligadas ao problema.

Como você vê, boca seca não é um simples desconforto que pode ser ignorado. Procure logo um dentista ou médico para uma avaliação do problema.

As causas da boca seca

O problema ocorre quando há uma redução da produção da saliva pelas glândulas salivares em situação de estresse e tensão, ou quando respiramos pela boca enquanto dormimos.

As causas são várias e entre elas estão o tabagismo e a desidratação, além de várias doenças, como diabetes, mal de Parkinson e Alzheimer. Boca seca também pode ser um efeito colateral desagradável de muitos medicamentos como os antialérgicos, antidepressivos, broncodilatadores e vários outros. Até um simples descongestionante nasal pode provocar o desconforto.

Além de seguir as recomendações do seu dentista, você pode incluir certos alimentos em sua dieta para aliviar esse incômodo.

1 – Hortelã

É uma planta aromática e medicinal muito utilizada como digestivo e pode ser encontrada em casas de produtos naturais, mercados, farmácias homeopáticas e feiras livres. Você tanto pode usar em forma de chás (ervas secas e in natura), como em cápsulas e óleos. As grávidas, mulheres que amamentam, pessoas alérgicas ou que sofrem de refluxo, e crianças menores de 5 anos devem evitar.

2 – Agrião

É muito eficaz para umedecer as vias respiratórias. Tem ação antioxidante, anti-inflamatória e contém ferro e vitamina A, C e E. De origem asiática e muito popular na Europa, é fácil encontrá-lo em todas as regiões do Brasil. A folha deve ser consumida com cautela pelas grávidas, devido aos seu efeito abortivo em caso de excesso.Seu uso constante também pode afetar o sistema urinário e alterar os índices de nutrientes do organismo.

3 – Gengibre

Originário da Ásia, o gengibre ficou conhecido por suas propriedades termogênicas. Pode ser consumido na forma de chá, suco e como tempero em pratos quentes. Uma boa dica é deixá-lo de molho na água e depois levá-lo ao fogo por 10 minutos. Espere esfriar e vá tomando aos poucos durante o dia. Você encontra gengibre nos bons supermercados e feiras.

4 – Jiló

O jiló pertence à mesma família do pimentão e da berinjela e tem um sabor amargo. Se preferir, você pode deixá-lo de molho na água e sal por alguns minutos antes do preparo para suavizar o amargor. Ajuda a combater o mau hálito, estimula a salivação e apresenta ação bactericida na higiene bucal. É fácil encontrá-lo em feiras e supermercados em qualquer região do país.

5 – Pera

A pera é uma fruta muito refrescante, pois tem 98% de água em sua composição. Essa fruta contém ácido cítrico, o que estimula a secreção de sucos gástricos e ajuda na digestão. Você a encontra em supermercados e feiras.

6 – Maçã

É rica em vitamina B (1, 2 e 3), C e E e previne várias doenças, entre elas, as respiratórias e estomacais. A maçã também contribui para a saúde dos dentes e gengivas. É melhor comê-la com casca, o que exige mais mastigação. Pode de ser encontrada facilmente nos supermercados e feiras.

A ingestão de certos alimentos, como os que listamos acima, vai ajudar muito a aliviar a boca seca, mas é importante relatar o problema para seu dentista ou para o médico.

E se você fuma e abusa do consumo de bebidas alcoólicas é melhor fazer um esforço para eliminar esses mau hábitos de sua vida. Beba bastante água e procure escovar os dentes, no mínimo, duas vezes ao dia.

Gostou do nosso post? Esperamos que as informações sejam úteis para que você combata os incômodos da boca seca. Você tem mais dicas para quem sofre desse problema? Deixe seus comentários no post!

gel_post

Publicações recentes

Deixe um comentário