6 motivos importantes para cuidar dos dentes de leite do seu filho

 In Para seus filhos

A saúde bucal da criança deve ser motivo de muita atenção por parte dos pais e dos profissionais que atuam nessa área, já que as doenças periodontais podem surgir ainda na infância.

Muitos pais acreditam que não é preciso se preocupar com a saúde bucal infantil porque os dentes de leite vão ser trocados, naturalmente, por dentes permanentes em um futuro próximo. O problema é que essa crença é a maior causadora de cáries e outros distúrbios nos pequenos!

Para poder provar que cuidar dos dentes de leite do seu filho é importante, vamos apresentar, no texto de hoje, 6 motivos importantes para você manter essa prática. Continue lendo!

Infecções no dente de leite causam dor

Ao contrário do que muitos pais imaginam, os dentes de leite também têm raízes que podem ser contaminadas por bactérias. Essas contaminações podem causar dores insuportáveis, como as que você costuma sentir quando tem algum problema no dente. Portanto, cuidar dos dentes de leite do seu filho é também uma maneira de evitar que ele sinta esses desconfortos.

Problemas não tratados podem causar endocardites

Qualquer problema não tratado nos dentes pode permitir a migração de bactérias para a corrente sanguínea, podendo expandir a infecção para outras regiões do corpo.

O coração é uma das regiões mais atingidas com essa circulação de bactérias na corrente sanguínea, podendo gerar na criança um quadro de endocardite, uma infecção do revestimento interno do coração. Logo, ao cuidar dos dentes de leite do seu filho, você pode ajudar a evitar essas complicações.

Os dentes de leite tem funções importantes na mastigação

Crianças têm dentes porque elas precisam de suas funcionalidades durante vários processos naturais do organismo. Um desses processos é a mastigação, que é o primeiro passo da transformação do alimento em substrato energético. Cuidar dos dentes de leite do seu filho também é uma maneira de preservar sua capacidade de mastigação.

Cuidado com a estética

Ninguém gosta de mostrar o sorriso quando falta um dente na boca ou quando eles são mal-cuidados, nem mesmo uma criança. A falta de higiene bucal vai atingir não somente a saúde de seu filho, mas também a estética do seu rosto e, consequentemente, sua autoestima: crianças percebem isso e, naturalmente, sofrem com essas situações, por isso os cuidados com os seus dentes não devem ser negligenciados.

Dentes de leite protegem o lugar do dente permanente

Os dentes de leite existem por um motivo: eles estão ali guardando o espaço correto para a chegada da dentição permanente.

A formação da arcada dentária da criança é uma consequência da troca dos dentes de leite no momento correto, permitindo que os espaços entre os dentes permanentes sejam preservados. Quando um dente de leite cai antes da época adequada, é bastante provável que a criança apresente dificuldades com o posicionamento dos dentes permanentes, necessitando da ajuda de aparelhos ortodônticos e intervenções cirúrgicas.

Os dentes de leite são importantes para a fala

Os dentes, além de facilitarem a mastigação, são responsáveis por nos ajudar a emitir alguns sons essenciais para a nossa fala, já que orientam o posicionamento correto da língua. Quando a criança perde o dente antes do tempo programado por causa da falta de higienização, sua capacidade fonológica pode ser comprometida. Mais um motivo para cuidar bem da dentição de leite.

Convencido da importância dos dentinhos de leite do seu filho? Fale conosco nos comentários, caso tenha ficado com alguma dúvida, e não deixe de conferir nossos posts com 7 cuidados para ter com a saúde bucal do seu filho e 4 dicas para convencer a meninada e escovar os dentes!

Recent Posts

Leave a Comment