6 sinais de que chegou a hora de correr para o dentista

 In Público em geral

Mesmo quem tem muito cuidado com a própria saúde física e mental muitas vezes subestima a importância de frequentar o dentista e acaba deixando sua saúde bucal em risco. Ter um acompanhamento odontológico é tão essencial quanto ir ao médico e, em alguns casos, as visitas ao dentista precisam ser feita mais de uma vez por ano, sobretudo para remover o tártaro acumulado e prevenir a aparição de problemas mais graves.

Se você está entre as pessoas que fogem da consulta com seu odontologista, chegou a hora de conhecer os sinais que indicam que sua visita a esse profissional não pode mais ser adiada. Acompanhe-nos!

Dor de dente

Parece óbvio dizer isso, mas muitas pessoas ainda ignoram uma dor de dente para evitar ter de ir ao consultório do dentista. A dor indica que algo está errado e que precisa ser tratado com urgência, antes que o problema se agrave. Esse sintoma pode estar associada a algum tipo de cárie, algum processo inflamatório ou mesmo a uma lesão ou trauma. Se seu dente começou a doer, não espere o quadro piorar: marque uma consulta o mais rápido possível com o seu dentista, você vai se sentir aliviado depois do tratamento.

Sangramento gengival

Quando você escova os dentes ou passa o fio dental, se sua gengiva sangra com muita facilidade, pode ser que você esteja com gengivite, uma inflamação na mucosa causada por excesso de tártaro acumulado nos dentes. A boa notícia é que esse problema é de simples tratamento e não exige nenhuma prática invasiva, já que é necessário somente a remoção do causador da inflamação e tratamento com pasta dental antibiótica.

Deixar a gengivite avançar, entretanto, pode resultar em quadros clínicos ainda mais graves e difíceis de tratar, como lesões na arcada ou na própria mucosa, que necessitariam de procedimentos mais invasivos. Por esse motivo, não hesite em consultar seu dentista caso apresente os sintomas desse mal.

Sensibilidade nos dentes

Você sente dores nos dentes ao tomar uma bebida muito gelada ou muito quente? E quando come um pedaço de chocolate ou alimento muito doce, a dor persiste? Dentes sensíveis também podem ser considerado um sinal de que você deve visitar seu dentista. A sensibilidade nos dentes pode ter várias causas: genética, cárie, canal, reabsorção óssea, entre outros. Como não é possível saber o que está causando a sensibilidade sem visitar um profissional, recomendamos que você agende sua consulta logo que começar a sentir qualquer desconforto.

Fraturas na arcada

Não importa se o trauma foi grande ou pequeno nem se ele influencia diretamente na estética do seu sorriso, um dente rachado ou fraturado pode ser uma porta de entrada para outras infecções e doenças na região bucal. Então, se você fraturou algum de seus dentes, procure um dentista para resolver logo esse problema.

Dor ao mastigar

A dor na mastigação é um sintoma muito comum, encontrado tanto em adultos quanto em crianças. Ela pode ser consequência de algumas doenças articulares da mandíbula, sinusite ou artrite, como também sintomas de problemas de arcada como bruxismo ou mordida cruzada. Em qualquer um dos casos, o acompanhamento do dentista é considerado essencial para o sucesso do tratamento.

Feridas na boca

Se você tem percebido algo anormal na sua gengiva ou no céu da boca, como lesões frequentes, inflamações e regiões com acúmulo de pus, é necessário procurar o dentista imediatamente. Essas feridas, geralmente consequências da má higienização bucal, podem ser sintomas de alguma doença sistêmica mais grave.

Você está apresentando algum dos sintomas citados acima? Talvez seja a hora de agendar uma consulta com o seu dentista! Qualquer dúvida, escreva para a gente aqui nos comentários!

 

Recent Posts

Leave a Comment