A dor na gengiva pode ser causada por um cisto bucal?

 In Gengiva

A gengiva é uma estrutura fibrosa altamente vascularizada que protege a maxila, a mandíbula e a raiz dos dentes. Quando ela inflama, é comum sentir dor, desconforto, dificuldade na mastigação e até ter pequenos sangramentos.

Mas, afinal, o que causa a inflamação e a dor na gengiva? Os cistos bucais podem ser o motivo desse desconforto? Descubra tudo isso aqui no nosso post!

O que é a gengiva?

A gengiva é um tecido epitelial mucoso que reveste a porção alveolar do osso maxilar e da mandíbula, ajudando a fixar e apoiar os dentes. As regiões da gengiva mais próximas aos dentes são mais avermelhadas, brilhantes e amolecidas, enquanto as regiões que recobrem os ossos são mais rosáceas, pontilhadas e endurecidas por queratina.

Quais as causas de dor na gengiva?

A dor na gengiva pode surgir por diversos motivos, alguns considerados normais e fisiológicos e outros patológicos.

Gravidez

Na gravidez, as alterações hormonais afetam a saúde bucal e podem provocar dor na gengiva. A expectativa é que à medida que o corpo da mulher se adapta ao novo metabolismo ou após o parto, a dor desapareça.

Deficiência de vitamina C

A deficiência de vitamina C causa o famoso escorbuto, doença que afetava os marinheiros na época das grandes navegações. A falta dessa vitamina provoca alterações na estrutura do colágeno, que é a base de diversas estruturas do corpo, inclusive as gengivas. Sem colágeno, ocorre hemorragias, inchaço, surgimento de pus e dor nas gengivas, culminando na perda dos dentes.

Gengivite

A inflamação das gengivas pelo acúmulo de placa bacteriana, a gengivite, é uma das doenças bucais mais comuns. Embora a maioria dos casos sejam leves e não tragam consequências, quando há muito descuido em relação à higiene bucal e não há uso do fio dental, a inflamação pode se tornar grave, provocando dores fortes, surgimento de abscessos e perda de dentes.

Trauma

Como a gengiva é um tecido muito sensível, qualquer pequeno trauma pode gerar um processo inflamatório doloroso no local. Assim, o uso de próteses dentárias mal ajustadas, de aparelhos ortodônticos ou até mesmo uma escovação mais vigorosa pode provocar lesões e dor na gengiva.

Cistos bucais

Também conhecidos como cistos odontogênicos, os cistos bucais se formam a partir de restos do tecido que deveria dar origem aos dentes, bem no interior da gengiva. Existem muitos tipos de cistos e eles podem surgir em qualquer idade, associados ou não a uma história de trauma recente.

Os cistos bucais são considerados malignos?

A princípio os cistos são estruturas benignas não cancerígenas, mas à medida que crescem, eles podem trazer incômodo, dor e prejuízos estéticos para o indivíduo, o que justifica a retirada cirúrgica.

Como descobrir qual a causa da dor na gengiva?

A melhor forma de identificar a causa da dor, antes mesmo de tomar algum remédio caseiro ou realizar algum procedimento, é procurar um especialista, para que a investigação e o diagnóstico sejam feitos de forma correta.

Caso necessário, o dentista pode ainda pedir algum exame de imagem, como a radiografia ou a tomografia, para conferir a saúde dos dentes e dos ossos da boca.

Entendeu as causas de dor na gengiva? Quer aprender mais sobre os cistos de boca? Confira o nosso post e descubra como esses cistos são identificados e tratados!

Recent Posts
Showing 2 comments

Leave a Comment