A importância de contar com bons instrumentos odontológicos

 em Para Dentistas

Saiba nesse post, qual a importância de se utilizar material odontológico de qualidade e como mantê-los em bom estado.

Ter sempre bons instrumentos odontológicos à disposição é fundamental para que os dentistas possam cuidar da saúde bucal de seus pacientes.

Entenda, no artigo de hoje, a importância dessa questão e saiba como garantir a qualidade dos seus equipamentos da maneira correta.

Como manter a qualidade dos instrumentos odontológicos?

Manter a qualidade dos instrumentos odontológicos é um desafio diário e tudo começa com a limpeza e a manutenção apropriada de todos os equipamentos utilizados.

Os bons profissionais sabem o quanto a assepsia no consultório odontológico é importante tanto para a saúde dos seus pacientes quanto para a sua própria saúde devido, sobretudo, ao risco da contaminação cruzada.

As boas práticas em relação aos instrumentos odontológicos são necessárias, inclusive, para proteger a imagem do consultório e construir uma relação de confiança entre o dentista e seus pacientes.

Confira, a seguir, algumas atitudes essenciais para manter a qualidade dos materiais utilizados no consultório odontológico dia após dia.

Faça a limpeza da maneira correta

O primeiro passo para limpar os instrumentos odontológicos da maneira certa é usar as luvas adequadas.

As luvas de procedimento não evitam o risco de contaminação totalmente. Elas devem ser substituídas pelas luvas de utilidade, mais resistentes a perfurações.

O detergente utilizado deve ser enzimático, fazendo sempre a imersão em uma cuba apropriada antes de esfregar os materiais com uma escova de cabo longo e cerdas macias.

Detergentes comuns não são indicados para limpeza de materiais médicos e, além disso, aceleram a corrosão dos instrumentos.

Todos esses cuidados são necessários para garantir que a matéria orgânica acumulada sobre a superfície dos equipamentos seja totalmente retirada, evitando a proliferação dos micro-organismos infectantes.

Somente com a limpeza correta dos instrumentos odontológicos é que a esterilização será realmente efetiva.

Fique sempre atento aos cuidados na esterilização

Atualmente, existem três técnicas de esterilização igualmente seguras: esterilização química, esterilização na estufa e esterilização em autoclave.

Esterilização química e na estufa

Na esterilização química a eliminação dos micro-organismos é feita pela imersão dos instrumentos em soluções antissépticas por tempo determinado. Nesse caso, os equipamentos devem ser utilizados logo em seguida, caso contrário, terão que ser esterilizados novamente.

A esterilização na estufa é feita por meio de calor seco, com controle rigoroso do tempo de exposição e da temperatura ao qual os instrumentos odontológicos precisam ser submetidos.

Vantagens da esterilização em autoclave

A esterilização por autoclave acontece pela ação do vapor saturado sob pressão. O tempo de duração do processo é menor que na esterilização na estufa e os profissionais podem conferir a efetividade da eliminação dos micro-organismos por meio de testes biológicos.

Ela deve ser realizada imediatamente após cada procedimento, inclusive nos materiais que permaneceram à disposição do dentista mas não foram utilizados.

A assepsia do consultório odontológico é essencial para garantir a qualidade do atendimento oferecido, contribuindo para a satisfação e a fidelização dos pacientes.

A satisfação dos pacientes também depende da agilidade no atendimento. Por isso, é preciso ter uma quantidade mínima de kits de instrumentos odontológicos prontos para serem usados.

Mantenha a quantidade ideal de kits no seu consultório

A rotina das pessoas está cada vez mais corrida, o que exige pontualidade e rapidez por parte dos dentistas e demais profissionais de saúde.

A gestão do consultório odontológico deve prever uma quantidade mínima de três kits de instrumentos odontológicos em excelentes condições de uso.

O rodízio entre os materiais que estão sendo esterilizados, os que estão prontos para uso e os que estão sendo usados evitará atrasos e protegerá a saúde dos pacientes.

Contar com bons fornecedores, sempre prontos para atender as demandas do consultório de maneira eficiente é a nossa última dica de hoje para garantir a qualidade dos instrumentos odontológicos.

Tenha bons fornecedores como parceiros

Os profissionais que pretendem se destacar no mercado precisam buscar a parceria com fornecedores capazes de entregar instrumentos odontológicos de excelente procedência dentro do prazo solicitado.

O oferecimento de vantagens como a compra online ou o acesso aos mais recentes lançamentos da indústria odontológica são diferenciais importantes a serem observados.

Com a TePe, você terá qualidade e segurança sempre à disposição do seu consultório odontológico, promovendo a saúde e a satisfação de seus pacientes. Conheça nossos produtos!

Publicações recentes

Deixe um comentário