A importância de reciclar

 In Público em geral

No último domingo foi comemorado o dia do meio ambiente. O Brasil ainda é um paraíso da natureza, fauna e flora, que pode ser salvo por ações simples que contribuam para a diminunição do impacto ambiental e que reflitam positivamente para as finanças da nação.

Dados publicados pela sessão on ? line de Veja mostraram que:

a) Cada brasileiro produz, em média, 1 quilo de lixo por dia.

b) Somando o descarte de todos os cidadãos, a quantidade diária de lixo produzido no Brasil chega a 170.000 toneladas.

c) Dessa montanha de sujeira, o país reaproveita apenas 11% – cinco vezes menos do que os países desenvolvidos.

d) A maior porção desses detritos é matéria orgânica, que poderia ser convertida em adubo.

e) O que resta é composto, majoritariamente, por vidros, plásticos, papéis e metais, os materiais recicláveis por excelência. Os índices brasileiros de reciclagem desses produtos variam muito. O Brasil é campeão mundial no reaproveitamento de garrafas PET e latas de alumínio, mas, por outro lado, despeja a maior parte dos plásticos e latas de aço nos “lixões” a céu aberto.

f) Atualmente, compram-se muito mais produtos industrializados do que na década passada, incluindo itens de higiene pessoal, alimentos e bebidas. Alguns países, porém, já descobriram como transformar objetos sem valor num grande negócio.

A economia gerada por mais e melhor reciclagem poderia atingir bilhões e bilhões de reais e render muitos benefícios ao meio ambiente.

O ADORO SORRIR propõe que a odontologia entre nesta briga. Avise os seus pacientes que as escovas, fios dentais, frascos vazios de bochechos e de cremes dentais SÃO RECICLAVÉIS e devem ser selecionados para a coleta de lixo NÃO ORGÂNICO.

A grande maioria destes materiais é derivado de plástico e deveria ser encaminhado a este tipo de descarte.

Colabore com a saúde dos seus pacientes, da sua região e do meio ambiente.

Recent Posts