fbpx

A importância do conforto na recuperação de pacientes acamados

 Em Dia-a-dia

Cuidar de pacientes acamados requer atenção especial, uma das partes mais importantes nos cuidados é o conforto. Entenda mais neste artigo!

Devido ao estado frágil de saúde, pacientes acamados precisam de ajuda em quase todas as áreas de suas vidas. Debilitados, dependentes e muitas vezes sem total mobilidade do corpo, é importante estar atento às necessidades psicológicas deste paciente. Apoio, paciência e compreensão são seguranças que o familiar ou cuidador deve proporcionar, aliviando a angústia e o medo de ser se tornar um peso.

Cuidados como higiene diária, alimentação saudável e transporte são necessários para evitar piora no quadro clínico desta pessoa. A limpeza meticulosa nos ambientes que a pessoa transita são tão necessárias quanto os cuidados com validade dos alimentos e com a higiene pessoal. É indicado não expor esse paciente a bactérias e vírus externos, lavando sempre as mãos antes do contato físico e evitando a convivência com outros enfermos.

Veja abaixo dicas sobre saúde bucal e corporal

Banho

Sempre que possível deixe que o paciente escolha a hora que se sente melhor e mais confortável para realizar essa ação. Em alguns casos, o paciente deseja tomar banho sozinho mas é necessário alguns ajustes, como deixar todo material bem próximo e talvez um banco dentro do box, caso o paciente não consiga ficar em pé.

A massagem com creme hidratante melhora a circulação e é importantíssima pois ativa células que poderiam diminuir pela falta de movimentos constantes.

Higiene oral

A higiene oral começa pelo hábito regular de escovação, ela deve ser realizada 3 vezes ao dia ou após cada refeição e administração de remédio. A escova ideal tem cerdas macias ou extra macias de poliéster e cabeça triangular com pescoço alongado, para evitar lesões e retração gengival.

A limpeza interdental também faz parte do processo ideal de higiene, porém, para pacientes acamados e debilitados, o uso do fio dental se torna uma tarefa frustrante e impossível de ser realizada sozinha.

O Mini Flosser TePe é perfeito para essas situações pois tem suportes biodegradáveis de polipropileno que mantém um fio teflonado e resistente, esticado e pronto para o uso imediato.

Para cuidadores, o uso do mini flosser é ainda mais prático, pois já se encaixa entre os dentes com a própria mordida do paciente, fazendo seu uso mais higiênico, prático e rápido, gerando mais conforto.

Alimentação

A dor em si causa perda ou diminuição no apetite de todos, por isso temos de estar atentos para que a alimentação seja feita regularmente para manter a saúde do paciente. É dever do cuidador ou familiar que acompanha essa pessoa, estimular pequenas independências, como se alimentar sozinho. Pratos, copos e talheres podem ser adaptados para ajudar na firmeza e facilitar o uso.

Para pacientes que se alimentam no leito, é indicado que a cabeceira seja elevada para evitar engasgos e refluxo. Pacientes acamados devem sempre ter o acompanhamento de uma nutricionista para indicar novas dietas e alimentos para se manter nutrido.

Conhece alguém que gostaria de ler essas dicas? Compartilhe esse post com ela!

Posts Recentes

Deixe um comentário