Afinal, como prevenir as cáries?

 In Cárie, Dia-a-dia, Público em geral

Quando o assunto é cáries, a maioria das pessoas acredita conhecer essa doença bucal tão comum. Porém, a verdade é que as cáries ainda fazem vítimas de todas as idades. E você sabe por quê?

Porque a grande maioria da população embora conheça o problema, não sabe de verdade o que a causa, como a cárie atua, seus reais danos e, por consequência, como prevenir-se.

Portanto, está na hora de desmistificar de uma vez por todas esse problema bucal! Neste post, vamos entender o que são, como surgem, os principais sintomas e como prevenir as cáries. Vamos lá?

O que são cáries?

As cáries nada mais são do que a deterioração nos dentes causada pelas bactérias que vivem na boca.

Mas, espere aí, se todos nós temos bactérias em nossas bocas, todos teremos cáries?

Não é bem isso. As cáries se desenvolvem quando essas bactérias passam a se alimentar dos restos de alimentos e açúcares, se desenvolvendo e criando placas e ácidos que vão desmineralizando o dente.

Quais são os tipos de cáries?

As cáries podem ser de três tipos:

  • coronária: o tipo mais comum. Se localiza na coroa ou entre os dentes. Pode acometer o esmalte e a dentina;
  • radicular: quando a cárie alcança a raiz do dente. Como essa região não possui esmalte, a corrosão acontece bem mais rápido;
  • recorrente: neste caso, a deterioração é reincidente e acontece em volta de restaurações ou coroas.

​O que causa as cáries?

A principal causa das cáries está na má higiene oral, mas questões como o estilo de vida e hereditariedade podem influenciar no aparecimento da doença.

Hábitos alimentares e de higiene bucal, a presença de flúor na água ingerida e a periodicidade que frequenta o dentista são questões que afetam o aparecimento das cáries.

Quais os sintomas das cáries?

A cárie, em seus estágios iniciais, não apresenta muitos sintomas que podem ser detectados sem análise específica de um dentista.

Isso porque a deterioração acontece por baixo da superfície do dente, ou seja, na sua estrutura, enquanto a superfície permanece intacta.

Contudo, alguns sintomas podem ser percebidos:

  • aumento da sensibilidade e escurecimento dos dentes;
  • mau hálito;
  • aparecimento de manchas brancas opacas, sinalizando o início do processo de desmineralização.

Como prevenir as cáries?

Como na grande parte das doenças: o melhor remédio é a prevenção. E, para prevenir as cáries, alguns cuidados com a alimentação, estilo de vida e higiene oral devem ser tomados. Confira!

Tenha uma alimentação balanceada

Ter uma dieta balanceada pobre em açúcares e carboidratos reduz a ação dos ácidos no esmalte dental. Para ter um sorriso bonito evite alimentos como balas, refrigerantes, café e biscoitos.

A dica é se tiver que comer esse tipo de alimento, que se faça durante a refeição e não como lanchinhos.

Por outro lado, vegetais crus e frutas ricos em fibras como cenoura e maçã são excelentes para limpar e fortalecer os dentes.

Beba bastante água

A água estimula a produção de saliva que, por sua vez, ajuda a equilibrar a acidez bucal, evitando as cáries.

Mantenha uma rotina saudável de higiene oral

A escovação deve acontecer pelo menos três vezes ao dia (pela manhã, após o almoço e antes de deitar).

Prefira escovas de cerdas macias e cabeça pequena. Use sempre creme dental com flúor, enxaguante e não se esqueça de escovar a língua. Escovas próprias para essa higienização ajudam nessa tarefa.

Use o fio dental ou mini-flosser

O fio dental chega nos locais onde a escova não alcança e ajuda a eliminar os restinhos de alimentos que podem ficar entre os dentes, reduzindo a chance de cáries.

Para as pessoas que têm dificuldade de usar o fio dental e crianças, o mini-flosser é um ótimo aliado!

Vá ao dentista regularmente

Crianças e adolescentes, principalmente, devem fazer tratamentos preventivos com visitas semestrais ao dentista para limpeza, aplicação de flúor e selantes para fortificar os dentes e prevenir as cáries.

As cáries podem ser um problema comum, mas estão longe de ser um problema sem solução.

Agora que você já sabe como prevenir as cáries, saiba como ensinar as crianças a usar o mini-flosser e garantir um sorriso ainda mais bonito!

Recent Posts

Leave a Comment