Afinal, vale ou não a pena fazer um clareamento dental?

 In Profissionais da saúde, Público em geral

Dependendo do estilo de vida que você leva, com o tempo seus dentes podem ficar amarelados. Para algumas pessoas isso é esteticamente desconfortável e o clareamento dental é a solução ideal. Por outro lado, muitos não concordam com o procedimento por achá-lo arriscado, pois pode comprometer, em determinados casos, a sensibilidade da sua arcada dentária.

Você planeja clarear seus dentes? Veja alguns pontos sobre o assunto e decida se vale realmente a pena ou não.

Quanto Custa?

O valor do clareamento dependerá do tipo de tratamento que você escolherá. Um clareamento com produtos que você pode aplicar em casa custa em média 500 reais. É importante ressaltar que o tratamento deve ser feito somente com orientação e, de preferência, com acompanhamento médico. Ele é bem simples de ser aplicado e eficaz para quem deseja um efeito bom, rápido e mais barato.

Se o que você deseja é um clareamento completo e mais profundo, provavelmente terá de desembolsar cerca de 2 mil reais. O tratamento é feito por um aparelho a laser e manuseado por um profissional devidamente treinado. Eles precisam de algumas sessões e a quantidade depende do tom atual de seus dentes.

Para quem já prefere fazer um investimento maior e ter novos dentes, alinhados e super brancos, o tratamento pode subir para cerca de 30 mil reais. Neste caso você tem aplicações de porcelana, de resina ou até mesmo uma prótese dentária.

Principais Vantagens

Além do efeito super branco em seus dentes, o clareamento apresenta grandes vantagens. Veja as principais delas:

  • O tratamento é bem rápido. Você consegue ter seus dentes brancos e bonitos com apenas 15 dias em até 6 horas diárias de aplicação do gel clareador, dependendo de cada caso.
  • Você mesmo pode aplicar o molde com o gel clareador em seus dentes. Além de reduzir os custos do tratamento, ainda facilita para aquelas pessoas que não têm como ir com frequência a consultórios médicos.
  • A sua autoestima e a beleza de seus dentes são revigoradas. Todo mundo sofre com a ação do tempo e ter de volta dentes branquinhos é o desejo de muitos.

Principais Desvantagens

Da mesma forma que existem os pontos positivos, você encontrará algumas desvantagens em fazer clareamento dental. Conheça-as:

  • Este não é um tratamento que você pode fazer sempre. Depois de uma determinada recorrência, o clareamento dental não faz mais efeito e passa a agir na sensibilidade dos seus dentes, além de aumentar a porosidade do esmalte natural deles. Isso gerará uma maior incidência de cáries, fraturas e outros problemas.
  • Devido à ação do gel clareador em seus dentes, pode ser necessário que o dentista oriente-o a fazer uma aplicação depois do tratamento ser finalizado, somente com caráter de manutenção. Isso pode ser feito a cada seis meses ou a cada ano.
  • Logo após o tratamento ser concluído, algumas pessoas ficam com uma sensibilidade extrema em seus dentes, variando entre 1 e 3 dias de duração.
  • Alguns produtos aplicados no clareamento, como é o caso do peróxido, causam irritação na gengiva. A notícia boa é que ela não é constante, durando apenas alguns dias depois da aplicação do produto.

Sabendo então as principais vantagens e desvantagens em se fazer um clareamento, basta analisar cada um destes pontos e decidir o melhor para seus dentes. Claro que a aparência conta bastante, mas o cuidado com a escolha do tratamento e do profissional também pesam.

E você, já fez um clareamento dental? Valeu a pena? Conte-nos suas experiências!

Recent Posts

Leave a Comment