Agenesia de lateral superior: fechar ou abrir espaços?

 em Para Dentistas, Profissionais da saúde

Quem não possui o dente incisivo lateral superior tem duas opções de tratamento. É possível fechar o espaço com a ajuda dos outros dentes ou, o inverso, abrir o espaço e planejar a colocação de uma prótese. Mas afinal qual é a melhor opção? Quer descobrir a resposta a essa pergunta e um pouquinho mais sobre essa condição denominada agenesia de lateral superior? É só conferir o nosso post!

O que é a agenesia de lateral superior?

O termo agenesia tem origem no grego indicando ausência de crescimento ou ausência de formação. No caso da agenesia de lateral superior, significa que o dente incisivo lateral superior não existe na boca do paciente, atrapalhando a organização de toda a arcada dentária e provocando um prejuízo estético.

O que causa a agenesia de lateral superior?

Síndrome de Down, Displasia ectodérmica, disfunções tireoidianas, traumas locais e até medicamentos anticonvulsivantes já foram associados com a agenesia de lateral superior. No entanto, a principal causa continua sendo a genética. Se falta algum dente na boca de alguém da família, a chance disso acontecer com você também é maior.

Só os incisivos laterais superiores podem ser afetados?

A princípio, pode ocorrer agenesia de qualquer dente, mas os mais afetados são os terceiros molares — os famosos sisos —, os segundo pré-molares inferiores e os incisivos laterais superiores. Como os incisivos são mais anteriores e mais visíveis no sorriso, a agenesia deles é a que causa mais problemas, podendo ser de um lado da boca ou dos dois.

Como é feito o diagnóstico da agenesia lateral superior?

Em geral, os casos ocorrem com os dentes permanentes e não com os dentes de leite, então a descoberta de que está faltando algum dente é feita na época da troca da dentição, entre os 6 e os 12 anos, mais ou menos.

Assim, há um atraso no amolecimento e na queda do dente de leite e, quando se investiga com o raio-x, observa-se que não há um dente permanente para substituí-lo. Por isso é tão importante acompanhar a fase banguela das crianças.

Como é feito o tratamento da agenesia lateral superior?

O tratamento pode ser feito de forma a fechar o espaço entre os dentes e criar um aspecto estético natural com os dentes disponíveis ou então pode-se abrir o espaço para que no futuro seja colocado um implante.

A melhor opção vai depender da arcada dentária de cada pessoa, do tipo de face, do número de dentes que faltam e diversos outros fatores, sendo necessária a avaliação do dentista. De qualquer forma, dá para obter bons resultados das duas formas e quanto mais cedo for feita essa avaliação e planejamento, menor é o prejuízo estético, funcional e até de autoestima.

Como é o tratamento para fechar o espaço?

O fechamento do espaço é ortodôntico, com o uso de aparelhos fixos, para aproximação dos dentes à linha medial. O objetivo é que o canino substitua o dente incisivo lateral superior, sendo reposicionado dessa forma.

Como o formato e a cor desses dentes costuma ser diferente, o canino passa por um processo estético de reanatomização. O formato é corrigido por uma combinação de desgaste e restaurações de resina ou porcelana, já para a cor basta um clareamento.

Se necessário, pode-se ainda aumentar o tamanho de outros dentes com resina ou cirurgicamente para garantir o fechamento ideal dos dentes.

Como é o tratamento para abrir o espaço?

A abertura do espaço para o incisivo lateral superior também utiliza aparelhos ortodônticos visando reorganizar toda a arcada dentária e deixar uma abertura do tamanho correto.  Se o espaço continuar pequeno, pode-se reduzir o tamanho dos dentes vizinhos por desgaste.

O implante definitivo, no entanto, só pode ser feito após a adolescência quando o crescimento dos dentes e dos ossos da face cessa e é possível determinar o tamanho da prótese necessária. Sem a colocação do implante, pode-se utilizar ainda próteses que se apoiam nos dentes vizinhos ou próteses adesivas.

Que tal aprender mais sobre implantes? Confira aqui o nosso guia completo sobre implantes dentários e tire todas as suas dúvidas!

 

Publicações recentes

Deixe um comentário