Água: um bem de todos !

 em Público em geral

O Dia Mundial da Água foi criado em 1992 pela ONU (Organização das Nações Unidas) e é comemorado na data de 22 de março. A cada ano, esse dia é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural.

Mas por que a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra são formados por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, apenas 2,5% da água total disponível no planeta serve para consumo. Você sabia que existem um bilhão de pessoas no mundo sem acesso regular a ela? E, como sabemos, grande parte das fontes desta água potável disponível em rios, lagos e represas está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. A situação é preocupante, pois, poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial.

As medidas de auxílio para evitar o desperdício dessa verdadeira commodity do futuro devem ser disseminadas por todos os segmentos da sociedade. As atenções devem se voltar, principalmente, para as práticas do cotidiano, como tomar banho, lavar louça e escovar os dentes.

O Dr. Rodrigo Bueno de Moraes mestre em Odontologia pela Universidade Paulista, membro Internacional da American Academy of Periodontology e consultor científico da ABO e da TePe, orienta os pacientes com dicas para evitar o desperdício de água na hora da escovação.

A primeira e mais importante recomendação é nunca deixar a torneira aberta, já que dessa forma pode-se desperdiçar até 25 litros de água, durante a higiene.É possível fazer uma perfeita higiene bucal com a ajuda de um único copo de água.

Comece com o fio dental e/ou com as escovas interdentais. Em seguida escove os dentes e a língua. Ao longo dessa prática, alterne pequenos “goles” do copo de água, para bochechar e eliminar os excessos de creme dental, restos de alimentos e bactérias que se espalham na boca durante esse ato.

Ao final, se necessitar, complemente o copo com um pouco mais de água para a lavagem final da escova. Pronto! Você e o meio ambiente estarão mais bem atendidos nas suas necessidades.

Feliz Dia da Água!

Publicações recentes