Além da mastigação, o que une dentes ao arroz?

 In Público em geral

Muita gente diz que o Brasil não é uma referência no mundo dos grandes inventos. Contrariando essa crença, lembro de grandes feitos da humanidade, frutos das mentes sábias e criativas dos nossos conterrâneos – caso do relógio de pulso e do avião, obras do grande Santos Dumont, rememoramos um recurso doméstico usado em todo o mundo.

Você sabia que o escorredor de arroz é uma invenção genuínamente brasileira, datada de 1959? Para nosso orgulho, a autora da façanha era…cirurgiã-dentista. Com o apoio do marido, a Dra. Therezinha Beatriz Alves Zorowtich elaborou um protótipo em papel aluminio. Na sequencia levaram o modelo ao dono de uma empresa do segmento de utensílios domésticos. O invento foi apresentado ao grande público na velha feira de Utilidades Domésticas (UD) no ano de 1962 e fez grande sucesso.

Neste dia 4 de novembro celebramos o dia do inventor. Na lembrança da nossa colega de ofício, vai a homenagem do Adoro Sorrir a todas essas mentes brilhantes que tanta diferença fazem à humanidade.

Prof. Rodrigo Guerreiro Bueno de Moraes
Cirurgião-Dentista | Mestre em Odontologia pela Universidade Paulista | Membro da Sociedade Brasileira de Periodontia e da American Academy of Periodontology

Recent Posts