Alerta! Veja 5 riscos do tratamento odontológico caseiro

 In Dia-a-dia, Público em geral

Muitas pessoas recorrem ao tratamento odontológico caseiro, que pode colocar em sério risco a sua saúde bucal.

Quem nunca desejou ter um sorriso branco e chamativo? Ele é importante nas relações pessoais, de trabalho, na autoestima e, inclusive, na vida amorosa.

Existem na internet várias receitas com o uso de produtos simples, que prometem resultados satisfatórios, similares ao de um tratamento especializado.

O que não mencionam é que, além de ter baixa eficácia, eles podem apresentar diversos riscos. Sem um acompanhamento profissional, a pessoa pode sofrer danos irreparáveis na saúde da boca e de seus dentes.

Você ainda tem dúvidas? Então conheça 5 riscos que o tratamento odontológico caseiro pode trazer para quem se arrisca!

1. Enfraquecimento das gengivas

No intuito de clarear os dentes sem o auxílio de um dentista capacitado, muitas pessoas usam indiscriminadamente produtos para esse fim, que são excessivamente abrasivos.

Trata-se de uma solução bem mais barata do que um clareamento dental profissional. Contudo, ao passar do tempo, isso pode levar a uma inflamação nas gengivas, sangramentos e, em casos mais graves, à ulceração.

2. Dores constantes com tratamentos odontológicos caseiros

Com o uso de pastas clareadoras, limão, óleo de coco, cravo da índia, vinagre, argila e do bicarbonato de sódio em excesso, os dentes se tornam cada vez mais sensíveis.

Nesse caso, quando a pessoa ingere alimentos muito quentes ou frios, a dor lancinante incomoda e, se não tratada por um especialista, pode levar a dores mais fortes e ao enfraquecimento dental.

3. Perda do esmalte do dente

O principal problema que leva à perda do esmalte dentário é a ocorrência de cáries não tratadas corretamente.

Seja pela ingestão excessiva de açúcar ou devido à má higienização bucal, o contato das bactérias da boca provoca a erosão do tecido e, consequentemente, a redução progressiva de sua proteção natural.

As famosas receitas naturais, envolvendo água oxigenada e até mesmo outros métodos duvidosos para o tratamento odontológico caseiro são bastante utilizadas, mas não resolvem o problema. Apenas mascaram o incômodo, que acaba voltando em pouco tempo.

4. Desalinhamento dental

Atualmente, muitos jovens compram aparelhos e acessórios por conta própria para personalizar seu visual, com o uso de elásticos, fios dentários e borrachas, compradas em feiras e na internet.

Entretanto, o uso e aplicação de aparelhos ortodônticos sem o acompanhamento de um profissional especializado pode levar o paciente a desenvolver problemas de mastigação, perda óssea, danificando a sua estrutura e o posicionamento dos dentes, comprometendo bastante a saúde bucal.

5. Placa bacteriana entre os dentes

Com a intenção de deixar de lado o uso do fio dental, algumas pessoas preferem comer frutas e fazer a higiene oral escovando e finalizando com o enxaguante bucal.

No entanto, apenas esse tipo de limpeza não resolve o problema. Comer uma maçã é ótimo para aumentar a produção de saliva, mas não é capaz de remover resíduos entre os dentes, que podem resultar em placa bacteriana, gengivites e até mesmo tártaro.

A verdade é que o tratamento odontológico caseiro só é seguro quando realizado com acompanhamento profissional. Apostar em receitas populares é uma prática pouco eficaz, que gera altos riscos. Portanto, busque um dentista especializado e evite dores de cabeça no futuro.

Você curtiu este post sobre os riscos do tratamento odontológico caseiro? Lembrou de outras receitas que não deram o resultado esperado? Então deixe o seu comentário, compartilhando com os nossos leitores a sua opinião e experiências sobre o assunto!

Recent Posts

Leave a Comment