Alinhamento dos dentes: quais são os tratamentos mais comuns?

 In Dia-a-dia, Público em geral

Seu dente é desalinhado? Descubra nesse post os tipos de tratamentos mais comuns para o alinhamento dos dentes.

Esteticamente falando, a busca pelo sorriso perfeito é comum a quase todas as pessoas. Nesse sentido, o alinhamento dos dentes é uma preocupação particularmente delicada, já que dentes desalinhados podem afetar até mesmo a qualidade de vida de quem tem essa característica.

A boa notícia é que, por mais que seja indesejado, o desalinhamento dos dentes também é significativamente comum. Como consequência, os profissionais odontológicos já encontraram — e continuam pesquisando — diversas maneiras eficientes de corrigir o problema.

Para saber qual é a sua, é preciso analisar, entre outras coisas, o seu histórico odontológico e o grau atual de alinhamento dos dentes. Entretanto, antes de mais nada, continue a leitura e fique de olho nas diferentes opções e tratamentos disponíveis!

Plástica gengival

Você já parou para pensar que a culpa do desalinhamento dos dentes pode ser da gengiva? Isso mesmo! Por causa do tamanho ou até mesmo do formato dela, os dentes podem acabar “saindo do lugar” em que deveriam permanecer.

A plástica gengival é um procedimento seguro e rápido, e qualquer cirurgião dentista pode fazê-la. Entretanto, para resultados ainda melhores, procure um periodontista, profissional especialista em gengiva.

É fundamental estar em dia com sua higiene oral e com a saúde geral em bom estado, mas, de certo modo, a principal contraindicação da plástica gengival é o fato de que o procedimento não é o mais recomendado para a maioria dos casos, já que nem sempre a causa do desalinhamento é a gengiva.

Contorno estético

E se o problema dos seus dentes não for necessariamente na forma com que eles se distribuem pela boca, mas sim no formato dos próprios dentes? Se eles não são exatamente tortos, pode valer a pena marcar uma consulta prévia com um médico.

O contorno estético é simples, e sua aplicação costuma durar uma única sessão e menos de 30 minutos. Durante a consulta, o dentista fará o procedimento para alterar a forma e o comprimento dos dentes desalinhados. Se necessário, também é possível modificar levemente a posição de alguns dos dentes.

Para alcançar esses resultados, o contorno estético é feito com uma broca de lixamento ou de laser, que o profissional utiliza para esculpir os dentes e remover o esmalte — o que faz com que a forma do dente se modifique! Para finalizar, o dentista vai alisar e polir os dentes, deixando-os padronizados.

3. Facetas laminadas em cerâmica

Se você tem dentes levemente tortos, ou mesmo com outros problemas estéticos como amarelamento, as facetas laminadas em cerâmica podem trazer resultados excelentes para sua autoestima e bem-estar.

Se os danos sofridos por seus dentes se encontrarem apenas na camada superficial, então, as facetas laminadas têm tudo para garantir um resultado incrível. O procedimento consiste basicamente na aplicação de uma faceta na frente do dente, que tornará seu sorriso mais padronizado, alinhado e brilhante.

Aparelho ortodôntico

Os aparelhos ortodônticos são, provavelmente, o tratamento mais comum para alinhamento dos dentes. Afinal, existem diversos tipos de aparelhos, possibilitando que vários problemas dentários sejam solucionados por meio deles.

A partir de suas quatro partes — bráquetes, materiais de ligação, fios ortodônticos e ligadura elástica — o aparelho ortodôntico exerce uma leve pressão sobre os dentes. Com o tempo, essa pressão guia o dente até sua posição correta.

Em média, os pacientes costumam ficar dois anos com o aparelho, mas o período varia muito de caso a caso e, também, de acordo com o tipo de aparelho escolhido. Atualmente, existem opções mais rápidas e mais discretas, de acordo com suas preferências.

E então, em qual dos casos você se encaixa? Para avaliar corretamente e escolher o melhor procedimento para conquistar o alinhamento dos dentes, é fundamental consultar um profissional de qualidade. Assim, você garante conforto, segurança e o melhor resultado possível.

Agora, continue se dedicando à higiene bucal! Leia também nosso post apresentando as 4 tendências que você não pode deixar de conhecer.

Recent Posts

Leave a Comment