Aparelho de contenção: tudo que você precisa saber sobre o assunto!

 In Aparelhos Ortodonticos, Dia-a-dia, Público em geral

Nesse post saiba sobre importância de se usar Aparelho de Contenção, entenda quais são os tipos que existem no mercado e mais. Confira!

O tratamento ortodôntico com aparelhos é necessário para muitas pessoas, apesar de comum, os procedimentos ainda são cercados por dúvidas. Muitas delas dizem respeito ao aparelho de contenção, que representa uma fase fundamental, mas frequentemente incompreendida, do tratamento.

Ele apresenta duas fases distintas, que são o tratamento ativo e a contenção. Enquanto a primeira garante o posicionamento e alinhamento correto dos dentes, a segunda certifica-se de que esses resultados serão duradouros. Portanto, sem o uso do aparelho de contenção, você pode desperdiçar tudo o que conquistou na fase anterior.

Pensando nisso, o post de hoje traz tudo o que você precisa saber sobre o aparelho de contenção e a sua importância no tratamento ortodôntico. Então, continue a leitura!

O que é e para que serve o aparelho de contenção?

Primeiramente, vamos detalhar o que você já descobriu na introdução. Após a finalização da primeira fase do tratamento ortodôntico e toda a movimentação ocorrida nos dentes, eles tendem a retornar as suas posições iniciais — isso recebe o nome de recidiva.

O retorno é possível justamente porque os dentes ainda não estão totalmente firmes em seu novo lugar. A recidiva é um risco ainda maior nos incisivos inferiores, mas tem potencial de ocorrer em quase todos os dentes, que tendem a seguir a arquitetura natural da dentição, ou seja, ir contra os efeitos do tratamento.

Isso acontece porque as fibras que sustentam nossos dentes são elásticas e têm memória, ou seja, são capazes de identificar que os dentes não estão em seu devido lugar. É necessária, então, a intervenção do aparelho de contenção.

Quais são os tipos de aparelho de contenção?

Veja:

Aparelho fixo de contenção

O aparelho fixo de contenção, normalmente utilizado na arcada inferior, é feito de fios de aço adaptados para as faces internas dos dentes anteriores.

Ele é especialmente recomendado para longos períodos de estabilização, além de também ser preferido por pacientes preocupados com a questão estética e com o fato de que o removível pode atrapalhar a fala.

Por outro lado, o aparelho fixo requer maior manutenção profissional e uma higiene bucal impecável — caso contrário, podem acontecer infecções e inflamações na gengiva e nos ossos que cercam os dentes.

Aparelho removível de contenção

Para casos menos extensos ou complicados de contenção, o aparelho removível pode ser a melhor opção, pois ele é prático e, por poder ser retirado na hora de comer, por exemplo, não requer cuidados tão rigorosos com a higiene. Esse tipo de aparelho fica apoiado nos dentes e na mucosa da boca, tanto superior quanto inferior.

A maior dificuldade do aparelho removível de contenção é a colaboração e disciplina do próprio paciente. É fundamental seguir o tempo correto de uso de acordo com a indicação do seu dentista.

O aparelho de contenção é recomendado para quem?

O aparelho de contenção é indicado para todos os pacientes, sem exceção. Afinal, o seu objetivo é garantir que os dentes permaneçam em suas novas posições após a primeira fase do tratamento ortodôntico, o que deve ser uma preocupação de todos os pacientes que passam por esse tipo de procedimento.

Caso contrário, todo o tempo, dinheiro e dedicação que você gastou no início do tratamento pode ser desperdiçado — e as chances de recuperar os resultados depois da recidiva não são tão boas quanto com o uso do aparelho de contenção.

O tempo de uso necessário varia de acordo com cada caso. Portanto, por mais ansioso que você esteja para exibir o seu novo sorriso por aí, o que é natural, não deixe de seguir as recomendações profissionais e continue dedicando-se também na fase de contenção!

Gostou de entender melhor o que é o aparelho de contenção e qual é o seu papel no tratamento ortodôntico? Então, siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no LinkedIn e fique por dentro de todo conteúdo para a sua saúde bucal!

Recent Posts

Leave a Comment