Aparelho dentário em adultos

 em Aparelhos Ortodonticos

Usar aparelho costumava ser coisa apenas de adolescente, mas, hoje em dia, crianças, adultos e idosos também já fazem parte do grupo que pode realizar fazer uso dele. Em algumas clínicas de ortodontia, estima-se, inclusive, que metade dos pacientes são adultos, o que implica em algumas peculiaridades no tratamento.

Quer descobrir qual a diferença no uso do aparelho dentário em adultos, quanto tempo dura o tratamento e se ele consegue ser tão efetivo quanto em pessoas mais jovens? É só continuar lendo o nosso post!

O uso de aparelho dentário em adultos é comum?

Nas últimas décadas, com o aumento da expectativa de vida e a melhora da qualidade de vida, cada vez mais os adultos resolveram investir no sorriso e consertar o posicionamento dos dentes.

O que leva um adulto a usar aparelho dentário?

Muitas vezes, os dentes já estavam mal posicionados desde a infância, mas só na vida adulta é que o indivíduo pôde investir tempo e dinheiro no tratamento ortodôntico. Em outros casos, a pessoa até já tinha usado aparelho na adolescência, mas os dentes voltaram a ficar desalinhados após o fim do tratamento ou o desalinhamento surgiu após a perda de um dente.

Quais os objetivos do tratamento ortodôntico em adultos?

Os objetivos do tratamento ortodôntico são basicamente os mesmos para qualquer faixa etária: o aparelho dentário fornece um ganho estético, uma melhora na mastigação, na fonação, na respiração e facilita a higienização bucal.

É comum também que o aparelho dentário em adultos seja usado como parte da preparação para acolocação de implantes ou que os implantes façam parte do tratamento ortodôntico.

Qual a diferença entre o tratamento ortodôntico na infância e na fase adulta?

Na criança e no adolescente, os ossos ainda estão maleáveis e em fase de crescimento, o que os torna susceptíveis a ação do aparelho dentário e facilita o tratamento.

Já no adulto, a estrutura óssea já está formada e mineralizada, tornando praticamente impossível qualquer alteração dos ossos da face por meio do aparelho. Assim, o aparelho fica limitado a alterar apenas a posição dos dentes.

Além disso, para muitos adultos, o uso do aparelho se torna um problema estético no trabalho e na vida pessoal, o que faz com que muitos optem por versões mais discretas.

Qualquer adulto pode usar aparelho dentário?

A princípio sim, desde que o indivíduo possua uma boa saúde bucal, não apresentando gengivite, retração gengival, desmineralização, etc.

Caso haja alguma alteração óssea, é necessária a realização de uma cirurgia ortognática antes da colocação do aparelho. Essas cirurgias são consideradas procedimentos simples que não demandam muita preparação pré-operatória e que não causam muito desconforto no pós-operatório.

O tratamento ortodôntico do adulto é mais demorado?

É possível, justamente porque os dentes já estão mais fixados ao osso e qualquer movimentação ocorre mais lentamente. O tempo médio de tratamento é de pouco mais de 2 anos, mas isso varia muito entre os pacientes.

Apesar disso, com a combinação de cirurgia e aparelho, os resultados são praticamente iguais aos que seriam obtidos na adolescência.

Quais as alternativas que existem para quem não quer ter o “sorriso metálico”?

Ao longo dos anos, foram surgindo diversas opções para quem deseja realizar o tratamento ortodôntico de forma mais discreta, sem toda aquela estrutura metálica atrapalhando o sorriso.

Os aparelhos transparentes, por exemplo, utilizam bráquetes de porcelana ou safira que ficam camuflados na cor dos dentes. Os aparelhos linguais são posicionados na superfície posterior dos dentes, na parte de dentro da boca, e não ficam visíveis no sorriso. Já os aparelhos invisíveis são compostos de alinhadoresremovíveis de acrílicos que vão pouco a pouco moldando os dentes até a posição perfeita.

Entendeu tudo sobre o uso do aparelho dentário em adultos? Confira agora 5 cuidados com o aparelho ortodôntico fixo!

Publicações recentes

Deixe um comentário