fbpx

Aparelho expansor: para que serve e quais são seus benefícios?

 Em Aparelhos Ortodonticos, Dia-a-dia, Público em geral

Você já ouviu falar sobre Aparelho Expansor? Saiba nesse post para que ele serve e seus principais benefícios. Descubra!

No tratamento ortodôntico, não é incomum surgirem casos em que o paciente apresenta arcadas dentárias estreitas. Isso causa problemas como o apinhamento dentário e mordidas cruzadas, tudo decorrente da falta de espaço para os dentes. Para ajudar na solução, é possível contar com o chamado aparelho expansor.

Quer saber do que se trata e como ele pode ajudar a melhorar o tratamento? Então continue acompanhando a leitura e confira agora mesmo!

O que é o aparelho expansor?

Eles podem ser móveis ou fixos, com ou sem acrílico, mas todos possuem um parafuso que, quando aberto, é o que vai causar o alargamento.

Para que ele serve?

A principal função é liberar espaço para que os dentes caibam na arcada e estejam alinhados. Assim, o aparelho causa o alargamento, forçando a abertura e, a partir daí, o tratamento pode ser feito e os dentes realinhados. O aparelho é utilizado até que se consiga a quantidade ideal do espaço, o que é determinado pelo ortodontista depois que a documentação ortodôntica foi avaliada.

Quais benefícios ele proporciona?

A utilização do aparelho expansor traz diversos benefícios para o tratamento do paciente que possui o problema de falta de espaço. Confira os principais deles, a seguir.

Melhora na fala

O aparelho traz um certo conforto inicial e dificuldades para falar corretamente, depois que o aparelho expansor cumpre a sua função, ele ajuda a promover a melhora na fala, visto que a arcada passa a ser do tamanho adequado e os dentes são alinhados.

Desnecessidade de realizar extrações

Dependendo do espaço que precisa ser liberado, o aparelho pode substituir a necessidade de extrair dentes. Tudo isso por meio do alargamento e a possibilidade de fazer o alinhamento dentro do espaço que foi alcançado. É o ortodontista quem determina se isso será possível.

Diminuição do tempo de tratamento

Essa redução também pode ser percebida ao não ser necessária a realização da cirurgia de extração, que requer um tempo para recuperação até que se dê andamento ao tratamento ortodôntico.

Melhora na mastigação

Corrigindo o problema da mordida cruzada, o processo de mastigação melhora consideravelmente. Assim, o paciente pode notar a eliminação de dores, por exemplo, e outros problemas relacionados à falha,

Sorriso mais bonito

Um dos benefícios que os pacientes mais adoram: o estético. O aparelho expansor ajuda a alinhar os dentes e facilitar o tratamento ortodôntico. Ao final, o que se percebe é um sorriso mais bonito — e sem apinhamento dos dentes, claro!

Gostou do nosso artigo de hoje? Tem alguma dúvida sobre o tema ou experiências para compartilhar? Então aproveite os comentários e participe da conversa!

Posts Recentes

Deixe um comentário