Aparelho ortodôntico: qual é o momento ideal para colocá-lo?

 em Aparelhos Ortodonticos

O aparelho ortodôntico aprimora a estética do sorriso, trata problemas oclusais, melhora a mastigação e a digestão de alimentos, beneficia a dicção e a fala, facilita a higienização dos dentes e da boca. Com tantos benefícios, não há dúvidas de que colocar aparelho pode ser uma das decisões mais importante na vida de uma pessoa. A grande questão, no entanto, é quando colocá-lo!

Quer descobrir qual o momento ideal para colocar o aparelho ortodôntico? Então, confira o nosso post de hoje!

O aparelho ortodôntico pode ser usado em qualquer época da vida?

Crianças, adolescentes, adultos e até idosos podem utilizar o aparelho ortodôntico e se beneficiar dele, desde que apresentem arcada dentária e gengiva saudáveis. A recomendação oficial é que a criança passe por uma avaliação ortodôntica a partir dos 7 anos. No entanto, em casos com alterações mais graves e prejudiciais, é possível uma avaliação antes disso.

A grande questão é que antes dos 7 anos, a criança não consegue entender a necessidade do aparelho e pode se irritar com todo o metal na boca. Além disso, devido à agitação própria da idade, é mais difícil para os pais garantirem que a criança colaborará com todas as medidas de higiene necessárias ou até mesmo se ela terá paciência de gastar todo esse tempo na escovação, comprometendo o tratamento em longo prazo e prejudicando a saúde dos dentes.

Colocar aparelhos ortodônticos em crianças pode ter algum impacto psicológico?

Depende do aparelho, da criança e do contexto social dela. Os aparelhos extraorais, aqueles que ficam por fora da boca, por exemplo, costumam chamar mais atenção e podem fazer com que a criança sofra algum tipo de bullying.

Mas é necessário avaliar se o próprio defeito nos dentes não estão causando também situações de bullying, se é possível que a criança utilize o aparelho apenas em casa, se o tratamento pode ser feito com um aparelho mais discreto ou até mesmo se é possível esperar mais alguns anos, deixando a criança entrar em uma fase mais madura e confiante, para então iniciar o tratamento. O ideal é conversar com o ortodontista para tomar uma decisão.

É verdade que quanto mais nova for a pessoa melhor será o tratamento?

Em geral, considera-se que o tratamento ortodôntico é mais fácil na fase em que as estruturas ósseas da face ainda não se mineralizaram completamente e estão mais maleáveis para a movimentação dos dentes. Assim, algumas condições que poderiam ser resolvidas com aparelho ortodôntico na infância e na adolescência podem necessitar de cirurgia na vida adulta.

Afinal, qual a idade ideal para colocar os aparelhos ortodônticos?

Considera-se que a idade ideal para a colocação de aparelhos ortodônticos é por volta dos 12-13 anos, já que nessa fase a união óssea está quase completa, com a arcada dentária tomando a sua forma final, mas essas estruturas ainda não foram calcificadas e estão mais maleáveis do que a de um adulto. Além disso, é justamente por volta dessa idade que a pessoa compreende a importância do uso do aparelho e é capaz de se responsabilizar pelos cuidados necessários na limpeza.

O uso de aparelhos ortodônticos pode ser feito por pessoas de qualquer idade, inclusive adultos e idosos. Mas é necessário conferir com o profissional se existem outros tratamentos mais eficazes do que o a aparelho ortodôntico. O ideal é conversar sobre as diferentes possibilidades com o dentista e escolher a que melhor atenda às suas necessidades.

Ainda tem alguma dúvida sobre aparelho ortodôntico? Conte pra gente nos comentários!

Publicações recentes

Deixe um comentário