Aplicativos: A saúde bucal na era digital.

 In Profissionais da saúde

Amigos do ADORO SORRIR. Vocês sabiam que já existem mais de 17 mil aplicativos de smartphones e tablets para a área de saúde ? Entre eles, existe um com mais de 7.000 medicamentos e suas interações e mais de 3.000 doenças, para se ter um exemplo do alcance desta nova página da era digital. Esses ícones que podem ser baixados, nesses aparelhos, através da internet, são simples de usar, úteis e, muitos deles, gratuitos. Para um profissional da área pode ser de grande utilidade, mas quando o assunto é automedicação e procura por diagnóstico através das facilidades tecnológicas, o tema muda de rumo. É importante alertar os consumidores que se forem interpretados de forma equivocada, os aplicativos de saúde podem proporcionar grandes equívocos nas interpretações dos seus usuários – especialmente os leigos em temas da saúde. Mesmo assim essa é uma tecnologia que não pode ser desprezada e trará grandes perspectivas futuras na relação entre pacientes e profissionais de saúde. A empresa de pesquisa research2guidance, afirma que em um prazo de 5 anos, cerca de 500 milhões de pessoas utilizarão aplicativos de saúde em seus smartphones. O total de usuários destes celulares chega a 1,4 bilhão, o que significa que, em 2015, mais de um terço do total utilize algum tipo de aplicativo móvel voltado para este setor. Um dos principais motivos para a adoção destes “apps” é a opção de ampliar a flexibilidade nos atendimentos e nos cuidados preventivos, já que os médicos poderão monitorar os seus pacientes em tempo real, não importa onde eles estejam. Para a área médica, tecnologia e medicina são grandes aliadas; Os novos aparelhos portáteis voltados para diagnósticos clínicos, como máquinas de ECG portáteis, monitores de pressão arterial e escalas de peso, poderão ajudar ainda mais os médicos a compreender e transmitir informações ao paciente, ainda que fora do consultório, como em casa ou na estrada. Atenção, quase metade destes “apps” (43%) foi projetado para profissionais, hospitais e demais empresas do ramo, Entre eles, estão programas de educação médica continuada e aplicações de acompanhamento remoto.

Para a área odontológica, segue uma lista de alguns aplicativos do iPhone voltados a saúde bucal que podem interessar (estamos abertos a sugestões):

– Escova: (grátis) – “app” temporizador para a escovação de dentes que lhe permite saber quando alternar a escovação para uma região diferente da boca

– Escova It Up ($ 0,99) – Um jogo que aumenta em dificuldade com o tempo para ensinar as crianças como efetivamente escovar os dentes.

– CavityFree 3D (grátis) -Ensina como fazer corretamente os pacientes higienizarem os dentes e usarem o fio dental – inclui demonstrações em 3D.

– Checkdent (grátis) – Características up-to-date e videopods sobre saúde bucal e tratamentos. Tópicos de interesse incluem branqueamento, implantes, aparelhos e tratamento da periodontite.

– Checkdent Pro ($ 1,99) – Similar ao Checkdent, mas apresenta videos de procedimentos.

Recent Posts