Apologia a automedicação.

 In Profissionais da saúde

Assista aos dois primeiros minutos da entrevista do Presidente da República no Esporte Espetacular de 06/06/2010. Ele fala de futebol, esporte e saúde. Por se tratar de uma figura carismática e popular a sua declaração é digna de nota.

– ?O brasileiro é um pouco técnico de futebol e médico, nesse país todo mundo é um pouco médico e se você sente algo, logo já aparece alguém que fala para tomar esse ou aquele remédio que resolve?…

O que podemos extrair desse relato?

Segundo levantamento da Abifarma (Associação Brasileira de Indústrias Farmacêuticas), 80 milhões de brasileiros se automedicam. Na visão dos estudiosos da área médica e ambiental, esse é um dos grandes problemas que afligem a população do país, colocando em risco à saúde das pessoas (que passam a ter grandes chances de errar no tratamento ou possibilitar o agravamento dos sintomas), e possibilitando estragos ao meio ambiente, uma vez que a maioria dos medicamentos, após o uso, é estocada e, posteriormente, descartada em lixões inapropriados, junto aos mananciais de água ou através da própria rede de esgoto. Ficaria feliz de ver a autoridade máxima do país aproveitar a audiência daquela rede de televisão e orientar as pessoas a entregarem os medicamentos velhos em farmácias, aptas para o devido descarte, ou mesmo orientando os telespectadores a evitar a ingestão de medicamentos sem a orientação dos profissionais de saúde qualificados.

Para deixar claro que essa é uma história sem bandidos ou mocinhos, lembro que como o seu antecessor que declarou que: – ?A saúde bucal dos brasileiros havia melhorado, pois estávamos colocando mais dentaduras nas pessoas?, o depoimento do atual presidente junto ao programa esportivo da Rede Globo é mais uma fiel demonstração sobre o nível da compreensão dos nossos líderes quanto a importância da promoção de saúde, do saneamento básico e da educação para a qualidade de vida dos brasileiros.

Prof. Rodrigo Guerreiro Bueno de Moraes
Cirurgião-Dentista | Mestre em Odontologia pela Universidade Paulista | Membro da Sociedade Brasileira de Periodontia e da American Academy of Periodontology.

Recent Posts