Após as festas juninas é a hora de pensar nos dentes.

 In Público em geral

A época das festas juninas e julinas são marcadas por guloseimas. Mas é preciso ter cuidado para não abusar da combinação entre o açúcar e a acidez nos dentes.

Junho é época de festa junina. E isso significa claro, não resistir a guloseimas típicas como cocada, pé de moleque, milho verde e quentão. Todo mundo pode aproveitar, mas é preciso prestar atenção em alguns detalhes, para evitar que a festa prejudique os dentes e a saúde bucal de cada um.

Quem usa aparelho ortodôntico, por exemplo, deve evitar alimentos duros, como amendoim e pé de moleque. Esses alimentos quebram o aparelho e podem fazer com que algumas peças se descolem do dente. ?Milho verde e maçã do amor são outros alimentos que, apesar de deliciosos, exigem uma higienização mais complicada e podem se prender no aparelho?, explica a cirurgiã dentista Simone Lima.

Diante de tanta comida boa nas festas juninas, é quase impossível controlar a ingestão de açúcares. O pior é que eles quase sempre são combinados com outro inimigo dos dentes: o refrigerante. ?Essa combinação de açúcar e acidez é um perigo, porque o refrigerante também ataca o dente e promove a descalcificação do esmalte?, esclarece Simone.

A melhor saída, nesses casos, é trocar o refrigerante por água, para não deixar que os alimentos ultrapassem mais de duas horas de permanência nos dentes. ?Quando for comer o doce, a pessoa pode beber água ou fazer um bochecho para evitar que o açúcar fique muito tempo nos dentes e leve a formação de possíveis cáries?, resume a dentista.

Dicas para manter os dentes saudáveis nas festas juninas:

1) Se você usa aparelho, evite alimentos duros, como amendoim ou pé de moleque. Eles podem quebrar os braquetes e prejudicar o tratamento;

2) Evite acompanhar alimentos muito doces com refrigerantes. A combinação açúcar e acidez favorece a descalcificação do esmalte do dente e aumenta as chances de cáries;

3) Beba água. Isso ajuda a diminuir o índice de açúcar na boca;

4) Aproveite a festa, mas não deixe de escovar os dentes antes de dormir.

Matéria por Dra. Simone Lima de Brasília e Proativa Comunicações.

Recent Posts