Aprenda a melhor forma de escovar sua prótese parcial removível

 In Para idosos

Você sabe como escovar sua prótese parcial removível e prolongar sua vida útil e qualidade? Descubra neste artigo!

A aparência de um sorriso com falhas e incompleto não é muito agradável e positivo para a auto estima. Além da estética, a saúde bucal fica prejudicada com a falta de dentição, mesmo que seja apenas em alguns pontos da boca.

Por mais que hoje os holofotes estejam nos implantes e nas próteses fixas, a prótese parcial removível merece atenção. Por se tratar de uma solução prática, indolor e de menor custo, o seu uso é muito comum. A confecção da prótese é encaminhada pelo cirurgião dentista com especialidade em prótese dentária e desenhada de acordo com as necessidades do paciente.

As próteses parciais removíveis tem ampla indicação, pois resolvem situações que o paciente tem limitações e implantes ou próteses fixas não podem ser colocadas. O modelo tem como papel reabilitar todas as funções orais, como forma, função e aparência dos dentes.

Apesar de suas muitas vantagens, este tipo de prótese removível é carregada de preconceitos entre os pacientes e também entre os profissionais. Pessoas pouco informadas costumam achar que com o tempo a PPR danifica os dentes, de fato problemas comuns como cáries e mobilidade dos dentes acontecem com pacientes, porém estes ocorrem por conta da falta de planejamento e preparação prévia da boca, e também por conta da falta de higiene regular.

Como escovar sua prótese parcial removível

O primeiro passo para manter sua saúde bucal é manter uma escovação regular e padrão, não apenas nos dentes naturais mas também na sua prótese parcial removível.

Para dentes normais são indicadas escovas macias ou extra macias para não gerar uma retração gengival e causar lesões, como por exemplo a escova Escova Supreme;

No caso de próteses totais ou parciais removíveis devem ser usadas escovas específicas, como a Denture;

Escovas normais não tem tamanho, nem textura ideais para higienização da prótese. Com a cabeça maior a Denture limpa uma área mais abrangente, prevenindo o acúmulo de resíduos e o mau cheiro.

A Denture tem cerdas mais longas do que a maioria das escovas, alcançando desta forma a parte mais profunda da prótese sem bater nas laterais. Com cerdas na textura ideal, a escova não arranha nem danifica o brilho das próteses.

Cuidados extras

A manipulação de uma prótese parcial removível exige cuidados.

Especialistas alertam que a prótese pode perder seu formato ao longo do tempo se não for mantida molhada. À noite deve ser colocada na água ou em uma solução de imersão recomendada pelo seu dentista.

Alguns danos podem ocorrer a sua prótese ao longo do tempo:

  • Deixar de se encaixar corretamente;
  • Quebrar em uma ou mais partes;
  • Um dos dentes de afrouxar;
  • Trincar.

Caso você note algum desses problemas, consulte o seu cirurgião dentista o mais rápido possível. Tentar fazer reparos em casa podem trazer problemas graves para a sua saúde dental e gerar prejuízo. Na maioria dos casos ajustes e pequenos reparos são feitos no consultório e no mesmo dia.

Você já usou uma escova Denture da Tepe? Conta pra gente aqui embaixo!

 

Recent Posts

Leave a Comment