Artigo científico sugere que a superbactéria pode colonizar a boca.

 In Profissionais da saúde

Essa bactéria pode colonizar a o trato oro-faríngeo de pacientes hospitalizados e gerar problemas

Depois dos seguidos registros de mortes em UTI´s, de todo o país, aumenta a preocupação das autoridades da vigilância sanitária e do ministério da saúde em disseminar melhores formas de combate a esse surto da SUPERBACTÉRIA

(Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase ? KPC ).

Como cirurgião-dentista e curioso pelo tema das infecções do trato oro-faríngeo, sugiro a leitura do link abaixo. Ele deixa claro que as bactérias do gênero Kleibsiella, podem colonizar o trato orofaríngeano e de lá se disseminar a outras áreas importantes do corpo.

Lembro que esse tema ainda é negligenciado por uma parcela de intensivistas e redes de hospitais, como se a boca fosse parte de outro organismo.

Dá pra acreditar que ainda tem gente em dúvida sobre a urgência dos dentistas integrarem a equipe multidisciplinar das UTI´s?

Imaginem quantos reservatórios potenciais de Klebsiella e de outros patógenos perigosos não poderiam ser prevenidos de forma mais adequada por um protocolo elaborado por profissionais que conhecem desse ambiente?

Não posso deixar de registrar o meu misto de parabéns e de recorrência na lentidão para a tomada das atitudes necessárias a nossa saúde pública.

Finalmente, em 09/10/2010, o Ministério da Saúde prometeu cobrar rigor na emissão de receituário para a aquisição de antibióticos? Será que ainda precisavam estudar mais sobre o assunto? Será que passado o susto da superbactéria, tudo será esquecido – como no caso dos géis de álcool para a higiene das mãos, em locais públicos, que ajudaram a prevenir a gripe suína e agora estão esquecidos?

Graças as atitudes tomadas quando a “água já cobre a cabeça” é que continuamos afogados em problemas de saúde.

A íntegra do texto sobre Klebsiella está no link: http://emedicine.medscape.com/article/219907-overview

Prof. Rodrigo Guerreiro Bueno de Moraes
Cirurgião-Dentista | Mestre em Odontologia pela Universidade Paulista | Membro da Sociedade Brasileira de Periodontia e da American Academy of Periodontology

Recent Posts