8 formas de estimular o hábito da escovação dental nas crianças

 em Dia-a-dia, Para seus filhos

Se as brigas com os filhos na hora de escovar os dentes se tornaram rotina, esse post é para você! Apesar das dificuldades, estabelecer o hábito da escovação na infância é essencial para que a criança mantenha uma boa higiene bucal durante toda a sua vida e tenha dentes saudáveis.

Quer descobrir como estimular a escovação dental nas crianças e acabar com as brigas? Confira nossas dicas!

Dê o exemplo

Na primeira fase da infância, os pais são os modelos que as crianças têm de referência e elas acabam captando tanto os bons quanto os maus hábitos. Nessa época, elas respondem melhor a exemplos do que com palavras e não adianta brigar com elas repetidamente para mudar a situação.

Se você quer que o seu filho escove os dentes e passe o fio dental após as refeições, mostre a ele que você também faz isso e rapidinho a criança também pega o hábito.

Transforme a escovação dental em um momento em família

Se ver os pais escovando os dentes já ajuda a criança a ganhar o hábito, realizar a escovação junto deles é ainda melhor. Assim, após as refeições ou, pelo menos, ao final do dia, os pais devem acompanhá-la ao banheiro, escovando os dentes e passando o fio dental juntos.

Além dos pais ajudarem a criança a realizar os movimentos da forma correta, ela também deve contribuir para a atividade, colocando a pasta na escova, por exemplo.

Adapte o ambiente à criança

Se a criança não consegue alcançar a pia para cuspir ou mesmo pegar a água para enxaguar a boca, a escovação dental se torna uma atividade chata e difícil. Por isso, é importante que o banheiro seja adaptado, colocando-se um banquinho para a criança subir e um copo de plástico para ela pegar a água.

Estimule o hábito desde cedo

O recomendado é que a escovação seja iniciada com o surgimento do primeiro dentinho, por volta dos seis meses, mesmo que seja sem pasta de dente. Mas, antes disso, já dá para limpar as gengivas com um algodão após as mamadas.

Explique a importância da escovação dental

À medida que a criança cresce, é importante que ela entenda o porquê da escovação para que a atividade faça sentido para ela. É hora, então, de explicar sobre as cáries, a gengivite, a possibilidade de perda dos dentes, o mau hálito e outras doenças bucais que podem surgir a partir da falta de cuidado com os dentes.

Leve a criança ao dentista

A figura do dentista é muitas vezes usada para causar medo, sendo comumente associada a dor, só que isso não faz bem para a criança, para os pais e muito menos para os dentistas.

Explique para seu filho que o dentista é um profissional que cuida dos dentes para mantê-los saudáveis e deixar o sorriso bonito. Isso estimula uma boa relação entre a criança e o dentista, o que vai incentivar o pequeno a cuidar dos dentes ainda mais.

Compre produtos infantis

Escovas coloridas e pastas de dentes com sabores mais adocicados podem ajudar no período de adaptação da criança ao hábito de escovar os dentes, já que tornam a tarefa mais interessante e divertida. Dá para usar também histórias, desenhos e vídeos que falam da escovação para entreter ainda mais os pequenos.

Deixe a criança segurar a escova

Como as crianças não conseguem executar a limpeza dos dentes perfeitamente, é natural que os pais tomem a função e escovem os dentes dos filhos. O recomendado, no entanto, é que ela escove os dentes sozinha desde pequena, seguindo as instruções dos pais, e que apenas no final eles a ajudem a caprichar um pouco mais na limpeza e finalizem a escovação.

Está animado a estimular seu filho a escovar os dentes? Confira aqui como escolher a melhor escova de dentes para as crianças!

Publicações recentes

Deixe um comentário