Até que ponto a boca seca é prejudicial para a minha saúde?

 In Boca seca

A boca seca é uma condição em que a boca não produz uma quantidade suficiente de saliva para a lubrificação da boca, também conhecida como xerostomia. Já quando existe a diminuição da produção de saliva, ela é chamada de hipossalivação e, nos casos em que há a total a ausência de saliva, é chamada de assialia.

Embora muitos acreditem que a boca seca é comum e não causa muitos transtornos, ela pode indicar até doenças mais sérias. Acompanhe o post de hoje e saiba mais sobre a boca seca e seus males para a saúde:

As consequências da boca seca

A saliva ajuda a produzir enzimas que protegem a boca, sendo assim, quando a produção de saliva está baixa, a boca fica mais suscetível a inflamações e infecções, o que pode gerar graves consequências.

Gengivite

A gengivite é a inflamação da gengiva, geralmente causada pela placa bacteriana que se forma nos dentes e na gengiva. Quando a boca está com menos saliva, a probabilidade de ter gengivite é bem maior.

A boa notícia é que, quando descoberta em seu estágio inicial, os danos podem ser facilmente revertidos. Já quando não é tratada, ela pode causar danos permanentes aos dentes.

Dificuldades para se alimentar

A saliva é essencial para a alimentação, pois ela ajuda a manter a boca lubrificada e ainda auxilia no processo digestivo durante a mastigação. A baixa produção de saliva pode acarretar dificuldades para mastigar, engolir, comer e até falar.

Além disso, a boca seca também pode causar a disgeusia, uma alteração de paladar em que o paciente perde a sensibilidade ao sabor dos alimentos.

Cáries e erosões dentais

Como a saliva auxilia na limpeza bucal, quem tem boca seca pode desenvolver muito mais facilmente cáries e erosões dentais.

Halitose

Popularmente conhecida como mau hálito, a halitose geralmente indica que algo está errado com o corpo — na maioria das vezes, na boca.

Complicações na língua

A falta de saliva pode deixar a língua áspera, ressecada, com fissuras, rachaduras, irritações, ardência e queimações. Em casos mais extremos, o quadro pode levar à desnudação papilar.

Como evitar a boca seca

Para evitar a boca seca e qualquer outro tipo de doença bucal, é importante ter hábitos saudáveis, evitar bebidas alcoólicas e cigarros. Também é recomendado diminuir o consumo de bebidas com cafeína, beber bastante água ao longo do dia.

É importante realizar a higiene bucal adequadamente, escovando os dentes três vezes ao dia e usando um fio dental ou uma escova interdental para completar a limpeza. Tal procedimento é extremamente importante para remover a placa bacteriana e os alimentos que a escova não consegue alcançar.

A importância do diagnóstico

Como foi visto, a boca seca é uma condição que deve ser tratada assim que possível para evitar complicações mais graves. Além disso, ela também pode ser um sintoma de doenças mais graves, como diabetes, mal de Parkinson e síndrome de Sjögren. Ao identificar o quadro de xerostomia, procure o seu dentista para iniciar um tratamento.

Você já sabia das complicações que a boca seca pode causar? Divida suas dúvidas e opiniões com a gente aqui nos comentários!

gel_post

Recent Posts

Leave a Comment