Boa parte dos brasileiros não escovam os dentes de forma correta.

 em Público em geral

Uma pesquisa do Ministério da saúde revelou que 58% dos brasileiros não escovam os dentes de forma correta. O índice causa preocupação. A falta de cuidado com a higiene bucal pode causar problemas da boca e da saúde geral, caso de infartos, descontroles do diabete, doenças respiratórias e outras complicações. Fica claro que a boca funciona como uma porta de entrada para doenças graves, sem falar nos problemas das gengivas que a falta de higiene bucal pode causar. A perda do dente é uma das consequências.

Basta uma rotina de prevenção para ter dentes saudáveis, mas uma pesquisa do Ministério da Saúde revela que a maior parte dos brasileiros não limpa os dentes direito, só escovam de vez em quando, de maneira errada ou nem têm escova em casa, é o que afirma o resumo deste achado publicado no site G1. Essa é a realidade cotidiana, especialmente das áreas mais pobres do país.

?É muita criança para comprar para cada um. Para ter tudo direitinho, cada qual tem a sua, fica difícil?, alega a dona de casa Maria de Lourdes, justificando porque seus filhos compartilham escovas dentárias.

Com o orçamento apertado e a falta de informação, se os adultos não tiveram o exemplo, eles não ensinam as crianças que também crescem sem o hábito da escovação. São gerações de brasileiros que têm doenças nos dentes e gengivas e nem sabem do risco.

Em sua opinião existe solução para esse problema? Será mesmo só uma questão de custo, ou ainda falta maior compreensão sobre o benefício? Com a palavra, os governos que negligenciam a escova de dente como item da cesta básica, as autoridades, os profissionais de saúde e pensadores desse nosso imenso país.

Publicações recentes