Boca seca e anemia: entenda a relação

 In Público em geral

Várias doenças crônicas podem ser identificadas por sintomas não tradicionais observados em múltiplas regiões do corpo. Sintomas bucais são extremamente comuns de serem encontrados em manifestações clínicas como a diabetes, a desnutrição e até mesmo a anemia, por isso, o cirurgião dentista deve estar sempre atento ao surgimento dessas alterações nos seus exames de rotina.

Quando falamos especificamente de quadros de anemia, alguns especialistas em odontologia já têm observado que existe uma relação entre essa doença e o sintoma de xerostomia — a conhecida como boca seca. Mas qual seria a relação entre a boca seca e anemia? É o que você vai entender a seguir!

Anemia: o que é e seus principais sintomas

A anemia é um quadro clínico caraterizado pela baixa quantidade de glóbulos vermelhos circulantes no organismo ou de elementos que ajudam a formar essas células sanguíneas (como, por exemplo, o ferro), prejudicando a distribuição de nutrientes e oxigênio para os vários tecidos e órgãos do corpo humano.

Quem tem anemia geralmente se queixa de cansaço frequente, desânimo e muito sono, e também pode apresentar características físicas específicas da doença, como pele pálida e olhos com baixa irrigação.

O tratamento da anemia, geralmente é feito com a ajuda de medicamentos (como suplementos de sulfato ferroso) e de uma alimentação mais focada na reposição de ferro.

Vários são os tipos de anemia que podem se desenvolver no organismo humano:

  • anemia falciforme é uma consequência de uma anomalia genética, onde existe a formação de células deformadas e com pouca capacidade de transportar oxigênio;
  • anemia ferropriva é a mais comum, causada pela falta de ingestão de ferro;
  • anemia perniciosa, desenvolvida pela falta de vitamina B12;
  • anemia hemolítica, causada por uma auto-destruição das células sanguíneas;
  • anemia aplásica, causada por uma produção insuficiente de células vermelhas;
  • e a anemia megaloblástica, que se manifesta por uma produção de células vermelhas gigantes e baixa produção de plaquetas e glóbulos brancos.

Sintomas bucais que podem significar problemas

Geralmente, a presença de sintomas como a boca seca, quando persistentes, podem indicar algum outro tipo de problema que pode não ter origem odontológica.  A identificação da causa desses sintomas, inclusive, é o principal motivo que leva pacientes a trocarem frequentemente de profissionais com a intenção de diagnosticar o problema.

Por esse motivo é tão importante que o cirurgião dentista esteja pronto para reconhecer e diagnosticar os sintomas da anemia, ajudando o paciente a tratar o problema principal.

A relação entre boca seca e anemia

A boca seca e a anemia andam juntas porque a baixa circulação do sangue pode prejudicar várias funções corporais: sem substrato para produzir energia, é natural que o organismo tenha várias funções metabólicas reduzidas ou afetadas, e a produção glandular é uma delas

Assim, a glândula salivar é uma das prejudicadas com a baixa circulação sanguínea, e é exatamente aí que nasce a relação entre boca seca e anemia: indivíduos anêmicos têm menor circulação de células sanguíneas e, consequentemente, de substratos energéticos para todo o seu corpo. Esta situação pode, a longo prazo, prejudicar o funcionamento das glândulas salivares, causando quadros de boca seca.

Vale lembrar ainda que esse quadro é bastante observado em mulheres com fluxo menstrual intenso ou que começam a apresentar sintomas de menopausa, quando existe alteração na circulação sanguínea.

Outra situação que pode chamar a atenção do cirurgião dentista e que pode indicar quadros de anemia é o surgimento de feridas na boca e nos lábios, também consequência da ausência de produção de saliva.

A relação entre boca seca e anemia é mais comum do que realmente pode parecer, por isso, o cirurgião dentista deve estar sempre preparado para identificar e diagnosticar esses pequenos sintomas, por mais insignificantes que, inicialmente, eles possam parecer.

Você sabia da relação entre a boca seca e anemia? Confira também nosso post sobre outras doenças que têm a boca seca como sintoma e saiba como tratar esse problema!

gel_post

Recent Posts

Leave a Comment