Boca seca e muita sede podem ser sintomas de quais doenças?

 In Público em geral

Sintomas de boca seca e muita sede são recorrentes na sua rotina? Saiba que isso pode não estar relacionado apenas ao seu baixo consumo de água: você pode estar apresentando um quadro de xerostomia.

A xerostomia é um sintoma caracterizado pela baixa ou nenhuma produção de saliva pelas glândulas salivares, inibidas por diversos motivos e situações clínicas. O problema de apresentarmos boca seca e muita sede é que a falta da saliva reduz significativamente a qualidade da saúde bucal, já que ela contém em sua composição várias enzimas, minerais, aminoácidos e anticorpos que protegem os dentes, o hálito, a gengiva e ainda participa ativamente da digestão e absorção de alimentos. Mas o que esses sintomas podem significar?

As consequências da boca seca e muita sede

Apesar da boca seca e o aumento da sede serem consequências da xerostomia, alguns sintomas também podem estar associados a esse quadro, ajudando a identificar a presença do problema. Sintomas como:

  • Saliva mais viscosa;
  • aumento de infecções bucais;
  • aumento da placa bacteriana;
  • aumento do mau-hálito;
  • presença de úlceras na região bucal;
  • alteração do paladar;
  • e surgimento de cáries e dificuldades na fala e deglutição são sinais clássicos de xerostomia.

Boca seca é sinal de desequilíbrio no organismo

Mas por que a xerostomia ocorre? A falta da produção de saliva pode ser um sinal de que algo está em completo desequilíbrio no organismo e precisa ser corrigido imediatamente. Esse desequilíbrio pode ser causado:

  • Pelo uso prolongado de certos medicamentos;
  • por consequência de cirurgias na região bucal;
  • por causa do efeito de quimioterapia e radioterapia;
  • por causa da presença de um tumor na região;
  • ou até por consequência da instalação de alguma doença autoimune no organismo (como a síndrome de Sjögren, a esclerose ou o lúpus).

Doenças como a diabetes tipo I, a psoríase, doenças inflamatórias intestinais, mal de Parkinson, AIDS e a fibrose cística também podem apresentar sintomas como boca seca e muita sede.

O fumo, a prática de jejum prolongado e hábitos de respiração bucal também podem ser causas destes sintomas, assim como o estresse, a depressão e alterações hormonais.

Como tratar a boca seca?

Como a boca seca e a sede excessiva podem ser sintomas característicos de várias doenças ou quadros clínicos, a única maneira de tratá-la é buscar solucionar o que está causando a xerostomia.

Se o problema é com medicação, é necessário modificar a prescrição; se é consequência de alguma doença como, por exemplo, a diabetes, é preciso tratar esse quadro clínico; se é um problema causado por uma situação pós-cirurgia ou pós-quimioterapia, é preciso consultar um médico para viabilizar as soluções.

Quando não é possível tratar a causa da xerostomia, muitos profissionais indicam outras alternativas para aumentar a umidade na região bucal e estimular a produção de saliva: o uso de hidratantes bucais, enxaguantes e salivas artificiais pode ser uma boa alternativa para melhorar estes sintomas.

Para saber exatamente qual produto usar, é necessário consultar um dentista ou médico.

Evitando agravar os sintomas de boca seca e sede excessiva

Em quadros de xerostomia já instalados, alguns hábitos podem ser essenciais para não agravar ainda mais os sintomas de boca seca e da sede frequente. Procure sempre beber água com muita frequência, evite consumir bebidas alcoólicas, bebidas adocicadas, café e alguns tipos de chás estimulantes. Além disso, não fume e evite alimentos condimentados.

Quando a secura da boca e o volume da sua sede aumentar intensamente, talvez seja a hora de procurar um médico ou odontologista para verificar se existe alguma possibilidade de você estar apresentando um quadro de xerostomia.

Ainda tem dúvidas sobre esse assunto? Fale com a gente no espaço reservado para os comentários!

PRODUTOS PARA BOCA SECA

Conheça

Recent Posts
Showing 21 comments
  • Larissa
    Responder

    Tenho 15 anos não fumo e não bebo tenho muita cede anoite bebo 2 litros de água por noite não sei mas o que fazer para acabar com isso me incomoda demais,todos meus amigos e familiares ficam impressionados da onde vem tanta cede!Me ajudaa SCROOO!!

    • TePe
      Responder

      Olá, Larissa. Esse procedimento é muito comum entre pacientes de xerostomia que desconhecem o sintoma. Somente o consumo de água não resolve o problema. Há a necessidade, como no seu caso, de um consumo excessivo de água para que o problema seja aliviado porém não resolvido. Para este tipo de situação usa-se muito a Saliva Artificial, sendo um poderoso aliado no tratamento da Xerostomia. Para saber mais acesse: http://bioxtra.com.br/entenda-o-que-e-boca-seca/

  • paulo
    Responder

    tambem estou com vontade constande de urinar junto com uma sede que não passa

    • TePe
      Responder

      Olá, Paulo. Os sintomas de boca seca são diversos, como, o uso de determinados medicamentos, ansiedade, depressão dentre outros. Somente a água não resolve o problema. Os produtos da bioXtra são altamente indicados por médicos para pessoas que sofrem do sintoma de boca seca. Por serem ricos em enzimas – Lactoferrina, Lisozima e Lactoperoxidase – garantem alivio imediato e duradouro após o uso. Não causam efeito colateral, nem a dependência do produto. Experimente! http://bioxtra.com.br/

  • Henrique Santos
    Responder

    Oi. Tenho. Psoriase sera este o motivo por qual sinto bastante sede e boca seca?

    • TePe
      Responder

      Olá, Henrique. Tem um artigo no blog da bioXtra que menciona as principais causas da boca seca. http://bioxtra.com.br/entenda-o-que-e-boca-seca/
      Lá não menciona a Psoriase, mas vale fazer um diagnóstico com o médico para que ele possa analisar melhor o seu caso.

  • CLEBER DA CUNHA.
    Responder

    As vezes acordo com a boca seca e com a sensação dela estar bem grande.Sensação esta que logo passa ao beber água.
    O que pode ser?

  • Mariana
    Responder

    Eu fiz um implante e desde então sinto muita sede ,nunca bebi tanta água assim na minha vida !
    Como tratar isso ?

  • Fernanda
    Responder

    Comecei a ter secura na boca,e a sentir muita sede. Isso aconteceu depois que comecei fazer o jejum intermitente.

  • evaldo teixeira da silva
    Responder

    eu tenho boca seca direto e sede mas bebo só cerveja mas já tomei muita pinga e fumei pode ser isso e já fiz seis implantes

  • Alexandro da silva nascimento
    Responder

    Bom dia !

    estou sentindo muita cede e bebendo água bastante . o que pode ser. nunca fiquei assim

    Grato Aguardo a resposta

  • renato
    Responder

    muita sede e vontade de ir ao banheiro

  • Juci
    Responder

    Tenho 42 anos domingo das mães bebi muito até hoje a minha boca tá seca,será gravidez o tem a ver com a menopausa

    • TePe
      Responder

      Vários fatores podem gerar a secura de boca. O ideal é que procure um dentista para que ele possa avaliar seu caso.

  • Isla Amélia Araripe Abrantes Guedes
    Responder

    Para quem tem síndrome de Sjögren esse produto é MUITO
    Importante !

Leave a Comment