fbpx

Boca sensível: o que é e quais devem ser os cuidados?

 Em Dia-a-dia, Público em geral

Com o passar dos anos, a sensibilidade tende a aumentar em decorrência da perda óssea e de maus hábitos relacionados à higiene bucal. Saiba mais!

A vida de quem sofre com boca sensível não é nada fácil. Atos simples, como tomar um café ou se deliciar com um sorvete são uma verdadeira tortura para o paciente. Nos jovens, a incidência do problema ocorre, em sua maioria, por causa de cáries e pequenas fraturas nos dentes.

Quer saber como contornar esse problema? Então veja alguns cuidados que fazem toda a diferença!

Usar produtos de higiene bucal específicos

O tipo de creme dental a ser usado por quem tem boca sensível deve ser indicado pelo dentista. Os branqueadores são altamente abrasivos e devem ser evitados. Dê preferencias a cremes dentais com baixa abrasividade e sem lauril sulfato de sódio.

Orientar o paciente sobre alinhar as boas práticas de limpeza a uma alimentação adequada

Escovar os dentes, fazer a higiene da língua e usar o fio dental, ou mini flosser no caso de dificuldade motora,  são passos diários e essenciais para manter a saúde bucal, evitando o aparecimento de cáries e danos ao esmalte dentário.

O profissional também deve orientar sobre a escovação adequada, que não pode ser realizada com força, pois a pressão desgasta o dente, piorando o quadro. O ideal é utilizar uma escova macia, a 45º graus em relação aos dentes, para fazer a limpeza completa.

Outro fator que contribui para a boca sensível é a acidez dos alimentos, que agride a camada de proteção dos dentes. Por isso, é indicado não consumir em excesso frutas cítricas, refrigerantes, doces e vinagre.

O choque de temperatura também é um fator associado. Tomar um café quente e água gelada logo em seguida é muito prejudicial, já que aumenta a sensibilidade dos dentes, intensificando o quadro, portanto, evite essa prática. A ameaça está no choque térmico provocado pela consumo de bebidas em temperaturas extremas e opostas, ou seja, o seu cafezinho só será realmente uma ameaça se você beber água imediatamente após seu consumo.

Identificar a causa real da boca sensível

A fissura dental ou a cárie podem ser as causas da sensibilidade, que pode variar de uma simples pontada a um incômodo frequente.

Conforme a pessoa envelhece, a recessão da gengiva ou o próprio desgaste dos dentes também podem deixar a boca sensível. Outro fator muito comum é o bruxismo, que pode acometer crianças, adolescentes e adultos.

Native Banner Japones

Restaurar a proteção da dentina

Um dos tratamentos que podem ser realizados no consultório odontológico é a restauração da dentina, muito indicada para pacientes que apresentam desgastes provocados por erosão ácida, trauma local ou abrasão.

Geralmente, uma limpeza com aplicação de flúor pode ser eficiente para fortalecer a estrutura dental e reduzir a dor. Também pode ser colocado um selante, para proteger a raiz do dente.

Fazer tratamentos específicos

O procedimento para solucionar o caso específico de cada pessoa pode variar bastante. Em vista disso, é muito importante a análise do profissional, a fim de determinar o tratamento adequado para resolver o problema.

Se o paciente tiver um dente fraturado, por exemplo, provavelmente será realizada uma reconstituição do tecido. Caso o problema seja na raiz, poderá ser feito um canal. No bruxismo, o uso de um molde ajuda a evitar o atrito entre os dentes e o agravamento do quadro.

Para cada tipo de situação, existe um tratamento adequado. Entretanto, não adianta fazer apenas a proteção da dentina se existem outros distúrbios associados à boca sensível. Nesse caso, um conjunto de boas práticas deve ser adotado para acabar de vez com o problema e contribuir para a saúde bucal do paciente.

O que você achou das dicas? Gostou? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a se informarem sobre o assunto!

Posts Recentes

Deixe um comentário